Parlamentar elabora projetos para melhorar o transporte público da Capital

por Damião Rodrigues — publicado 13/03/2017 21h00, última modificação 03/07/2019 14h30
Marcos Henriques (PT) ainda destacou a necessidade de discussão sobre o que denominou 'oligopólio das empresas de ônibus'

Em defesa do transporte público da Capital paraibana, o vereador Marcos Henriques (PT) apresentou, na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta terça-feira (14), quatro matérias que pretendem trazer melhorias para a mobilidade da população. Ele ainda destacou a necessidade de discussão sobre o que chamou de 'oligopólio das empresas de ônibus'.

“Daremos destaque à problemática do transporte público da nossa cidade, um serviço que deixa a desejar. Os veículos andam lotados e os passageiros não têm conforto. Também precisamos falar sobre o oligopólio das empresas de ônibus, que faz mal a nossa sociedade. Não podemos deixar de falar sobre isso. Estou elaborando quatro matérias sobre esse assunto, que deverão trazer melhorias para os cidadãos que utilizam esse serviço”, disse o vereador.

Vereador Marcos Henriques criticou a dupla função de motorista e cobrador que os condutores de ônibus assumiram em JP.

De acordo com o parlamentar, a dupla função dos condutores dos ônibus (motorista e cobrador), a falta de acessibilidade, segurança e qualidade no serviço prestado trazem transtornos aos usuários dos coletivos.

Segundo o parlamentar, um dos projetos pretende tipificar as funções de motoristas e cobradores; outro vai alterar a lei de obrigatoriedade de divulgação das planilhas de custo do setor; além de outra matéria, que pedirá a gratuidade da passagem em casos de travamento do Cartão Cidadão; e de uma Resolução, que deverá fazer com que o representante da CMJP no Conselho de Mobilidade Urbana submeta ao plenário da Casa seu voto sobre o reajuste das tarifas nos coletivos.