Parlamentar exalta importância do gestor público para a sociedade

por Damião Rodrigues — publicado 12/03/2018 21h00, última modificação 16/07/2019 14h48
Na sessão ordinária desta terça-feira (13), o vereador Marmuthe Cavalcanti destacou o trabalho da categoria e lembrou que o 'Dia Nacional do Gestor Público' foi celebrado em 6 de março

A importância da atuação do gestor público foi o tema do pronunciamento do vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD) na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). Na sessão ordinária desta terça-feira (13), o parlamentar exaltou o trabalho da categoria e lembrou que o 'Dia Nacional do Gestor Público' foi celebrado em 6 de março.

“O 'Dia Nacional do Gestor Público' foi celebrado no último dia 6. O gestor público tem função primordial e estratégia para a sociedade. Planejar, organizar e executar atividades específicas para administração pública. A atuação dos gestores públicos vai muito além da papelada. É um profissional estratégico dentro das instituições”, defendeu.

Considera-se gestor público aquele que desempenha profissionalmente atividade de planejamento e execução das atividades específicas de gestor na administração pública direta e indireta, indireta ou instâncias públicas. Ele utiliza práticas e ferramentas de gestão tradicional para assegurar o funcionamento adequado da instituição e sempre esteve presente na evolução política, e administrativa histórica brasileira.

Para o vereador, os gestores públicos não se furtam de assumirem o protagonismo de uma administração pública organizada, independente das bandeiras políticas. Ele declarou seu reconhecimento à categoria que exerce influência diretamente na boa prestação do serviço público.

Pensando sempre no bem-estar coletivo, o gestor público, segundo Marmuthe Cavalcanti, é responsável por gerir empresas públicas, organizações não governamentais e projetos de empresas privadas desenvolvidos em parceria com o poder público.

Mesmo sendo uma profissão orientada aos órgãos públicos, lembra o parlamentar, o profissional também pode atuar em empresas do segundo e terceiro setor, prestando consultorias ou gerindo projetos relacionados à administração pública.