Parlamentar exalta valores das artes marciais

por Damião Rodrigues — publicado 29/10/2019 16h32, última modificação 29/10/2019 16h32
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Carlão (DC) destacou dois eventos relacionados ao tema, ocorridos na Capital no último final de semana: o Campeonato Paraibano de Judô e o ‘Paraíba Gap de Jiu-jitsu’

A importância das artes marciais ou esportes de combate na formação dos jovens, devido à sua filosofia, foi o tema principal do pronunciamento do vereador Carlão (DC). Na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) desta terça-feira (29), o parlamentar destacou dois eventos relacionados ao tema, ocorridos na Capital no último final de semana: o Campeonato Paraibano de Judô e o ‘Paraíba Gap de Jiu-jitsu’.

“Ontem (28) foi o ‘Dia do Judô’, e nesse último final de semana tivemos o Campeonato Paraibano de Judô em nossa cidade. Como é bonito ver a garra de jovens e idosos praticando essa luta, quero exaltar esse esporte. Também preciso ressaltar a importância do judô na formação de nossos jovens, na melhoria de suas vidas. As artes marciais são muito importante para o crescimento das crianças, ao apresentarem, em sua trajetória, a importância da hierarquia e da disciplina, fundamentos da filosofia das artes marciais. Quanto mais velho o lutador, mais ele é respeitado, por algo soberano, como sua faixa na cintura e a idade que tem”, ressaltou o vereador.

Carlão também destacou o ‘Paraíba Gap de Jiu-jitsu’, organizado pelo lutador Ítalo Ramon, que aconteceu no último final de semana, na Capital paraibana, contando com mais de 900 inscritos. “Foi muito bom ver a interação entre as famílias nesse evento de primeiro mundo que foi realizado aqui em nossa cidade. Aproveito para homenagear o lutador Telmo Nascimento, que saiu de nossa cidade para vencer diversas competições Brasil afora. Esses são exemplos que precisamos destacar. As artes marciais fortalecem o respeito, a integridade e a interação. Não existe exclusão nas artes marciais”, defendeu o vereador.

Em aparte, a vereadora Sandra Marrocos (PSB) disse que acompanhou os eventos pelas redes sociais e sugeriu que as artes marciais fossem incluídas, de forma transversal, nas escolas da Capital. “As artes marciais são disciplinadoras, e a disciplina é fundamental para o nosso crescimento. Precisamos enfatizar a necessidade do respeito e a reverência à pessoa idosa”, comentou.