Parlamentar participa de lançamento da campanha ‘Impulsione Sonhos, Trabalho Infantil, Não!’

por Damião Rodrigues — publicado 11/06/2019 21h00, última modificação 01/07/2019 11h14
Marmuthe Cavalcante (PSD) fez questão de destacar que as crianças que trabalham ficam mais expostas à violência e ao crime

O vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quarta-feira (12), para falar sobre sua participação no lançamento da campanha ‘Impulsione Sonhos, Trabalho Infantil, Não!’, em alusão ao 12 de junho, ‘Dia Mundial do Enfrentamento do Trabalho Infantil’. De acordo com o parlamentar, os vereadores Thiago Lucena (PMN) e Marcos Henriques (PT) – presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente da CMJP – também participaram do café da manhã com a imprensa e a Rede de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente, que aconteceu no Hotel Caiçara, na praia de Tambaú.

O tema ‘Impulsione Sonhos, Trabalho Infantil, Não!’ será trabalhado pela Paraíba durante todo o ano, em fortalecimento à campanha nacional, que tem como tema “Criança Não Deve Trabalhar, Infância É Para Sonhar”.

“Estamos envolvidos nesta luta, mesmo porque, neste dia, não temos muito o que comemorar. Cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes são explorados em nosso país. Jovens entre cinco e 17 anos perambulam pelos faróis e ruas de nossa cidade, todos em situação de vulnerabilidade social. Essa situação leva à má educação e à perpetuação da pobreza”, ressaltou o vereador.

Marmuthe fez questão de destacar que as crianças que trabalham ficam mais expostas à violência e ao crime, por não estarem na escola. O parlamentar também informou que já apresentou diversos projetos de lei que tratam da proteção às crianças e aos adolescentes.

O vereador parabenizou a Gestão Municipal pelo investimento na Educação, e destacou a atenção dada às crianças e aos adolescentes.“Parabenizo a Prefeitura Municipal de João Pessoa pelo fortalecimento da Política Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, dos conselhos tutelares e da Rede Municipal de Educação”, reforçou.

O parlamentar conclamou a sociedade a se empenhar na luta e divulgou o Disque 100, canal aberto para denúncias sobre o assunto. “Liguem e tenham a certeza de que as crianças não serão marginalizadas, elas serão acolhidas e poderão ter outra perspectiva de vida. Cada vez mais é preciso dizer não ao trabalho infantil. Lugar de criança é na escola!”, afirmou.

Em aparte, o vereador Marcos Henriques (PT) convidou o vereador Marmuhte Cavalcanti para participar da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente da CMJP. “O Legislativo tem uma responsabilidade muito grande na defesa das crianças e dos adolescentes. Sempre estamos debatendo esta questão, e seria muito bom contar com a sua colaboração na Frente”, disse.

A data

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (World Day Against Child Labour) é celebrado, anualmente, em 12 de junho. A data foi criada por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002. No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil pela Lei Federal 11.542/2007.

O principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo.