Parlamentar pede atenção às pessoas com Síndrome de Down

por Damião Rodrigues — publicado 15/03/2017 21h00, última modificação 03/07/2019 11h01
Helena Holanda (PP) fez uma breve explanação sobre as principais características das pessoas com a Síndrome e convidou a população para discutir o tema na CMJP

A vereadora Helena Holanda (PP) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quinta-feira (16), para cobrar mais atenção e apoio às pessoas com Síndrome de Down (SD). Ela ainda antecipou um convite à população para participar de uma audiência pública a fim de discutir a temática da Síndrome, proposta pelo vereador Thiago Lucena (PMN).

“Venho a esta tribuna para reivindicar e solicitar apoio para melhorar a qualidade de vida das pessoas com SD. Com a atenção e assistência adequadas, essas pessoas podem ter um desenvolvimento intelectual bem próximo das pessoas sem a Síndrome. Elas possuem limitações, mas os familiares precisam se conscientizar de que eles podem desempenhar qualquer função em nossa sociedade”, esclareceu a vereadora.

Helena Holanda fez uma breve explanação sobre as principais características das pessoas com a Síndrome. De acordo com ela, a SD é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais. Esta alteração genética afeta o desenvolvimento do individuo, determinando algumas características físicas e cognitivas. A única característica comum a todas as pessoas é o deficit intelectual.

 

Helena Holanda enfatizou que as pessoas com Síndrome de Down podem desempenhar qualquer função na sociedade.

“Queremos destacar que a SD não é uma doença e sim uma alteração genética, que pode gerar problemas médicos associados. Cerca de 50% das crianças com SD apresentam problemas cardíacos, e alguns necessitam de cirurgia nos primeiros anos de vida. Mas todos podem ser inseridos no mercado de trabalho desde que respeitadas suas peculiaridades”, defendeu a vereadora.

Na ocasião, a parlamentar aproveitou para convidar a população a participar de uma audiência pública, proposta pelo vereador Thiago Lucena, que pretende discutir a temática e celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), às 11h, da próxima quinta-feira (23), no Plenário da Casa.

A data 21 de março foi escolhida como Dia Internacional da Síndrome de Down em referência à Síndrome de Down ser uma alteração genética no cromossomo “21”, que deve ser formado por um par, mas no caso das pessoas com a Síndrome, aparece com “3” exemplares (trissomia).