Parlamentar presta contas da Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade da CMJP
O vereador Damásio Franca (PP) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta terça-feira (23), para prestar contas das ações da Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade. O parlamentar anunciou que os trabalhos da Frente serão incorporados à Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana (FPMU) da Casa.
A Frete Parlamentar em Defesa da Acessibilidade tinha a seguinte composição: Damásio Franca (presidente) e Helena Holanda, ambos do PP, Bruno Farias (PPS), Leo Bezerra e Tibério Limeira, ambos do PSB e Thiago Lucena (PMN).
Damásio Franca destacou que a Frente garantiu os direitos e lutou por uma melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência, promovendo a inclusão e integração comunitária e social dessas pessoas, de forma mais justa e igualitária, nos últimos dois anos. Ele elencou as principais atividades realizadas pelo grupo de vereadores.
O grupo visitou o Terminal de Integração do Varadouro e vistoriou a obra de requalificação do local. O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, também foi fiscalizado sobre o cumprimento da Lei de Acessibilidade no local. O parlamentar enfatizou que uma das reivindicações da Frente Parlamentar foi a instalação de um 'Parque da Acessibilidade'. “Solicitamos ao prefeito Luciano Cartaxo (PV) que dê prioridade à construção de um parque totalmente acessível, com equipamentos inclusivos, a exemplo do que já existe em Curitiba”, declarou.
Damásio Franca ressaltou que, na atual Legislatura, há muitos vereadores que defendem a bandeira da acessibilidade. Ele parabenizou os trabalhos realizados pela vereadora Helena Holanda (PP) e pelos vereadores Bruno Farias (PPS), Leo Bezerra (PSB), Thiago Lucena (PMN) e Tibério Limeira (PSB), na Frente e na CMJP, sempre em prol das pessoas com deficiência.
“Diversas audiências públicas foram realizadas na Câmara para debater ações de acessibilidade. O vereador Tibério Limeira solicitou acessibilidade nas faixas de pedestres e Thiago Lucena destinou R$ 70 mil através de emendas para construção da Clínica Escola dos Autista de nossa cidade. Também solicitamos acessibilidade em cinema, teatro e nas escolas do município”, enfatizou Damásio Franca.
Apartes
Os vereadores Carlão (DC), Milanez Neto (PTB), Eliza Virgínia (PP) e Bruno Farias parabenizaram o trabalho da Frente e dispensaram apoio à continuidade das ações em favor da acessibilidade na Capital paraibana.
“A acessibilidade deve ser para todos, não só para pessoas com deficiência, porque a falta de acessibilidade pelas cidades é gravíssima. Faço um trabalho com idosos e a acessibilidade para essas pessoas é essencial. Precisamos de uma corrente forte para seguir em frente”, ensejou a vereadora Helena Holanda.
Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana (FPMU)
Os trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade serão incorporados à Frente Parlamentar de Mobilidade Urbana (FPMU). A FPMU realiza ações que busquem sanar a falta de acessibilidade, passeio e sinalização nas vias públicas, a modernização e ampliação do transporte público, entre outras ações que provoquem melhorias para população da Capital paraibana.
A formação da FPMU tem Tibério Limeira como presidente, Marcos Henriques (PT) na vice-presidência e Damásio Franca (PP), Bruno Farias (PPS) e Eduardo Carneiro (PRTB) como demais membros.