Parlamentar quer diálogo com Funjope e cobra realização do Fenart ao Governo da PB

por Haryson Alves — publicado 31/10/2016 22h00, última modificação 17/07/2019 18h01
Bira (PSD) também cobrou celeridade na reforma do Teatro Santa Rosa e realização do FIC Estadual

O vereador Bira (PSD) defendeu o trabalho do diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, à frente do órgão. O parlamentar sugeriu o diálogo como forma de viabilizar respostas às recentes críticas realizadas pela vereadora Sandra Marrocos (PSB), que questionou a gestão das políticas culturais da Capital. Na oportunidade, durante a sessão ordinária desta terça-feira (1º), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Bira cobrou ao Governo da Paraíba a realização do Festival Nacional de Arte (Fenart), que teve sua última edição em 2010.

“Se o mandato do vereador Bira puder ajudar nas questões postas pela vereadora Sandra Marrocos, que façamos o diálogo para intermediar. Sei que, se sentarmos pra conversar, teremos diálogo e entenderemos a situação. Mesmo nos momentos de crise, garanto que teremos o apoio da Gestão Municipal para a realização das políticas culturais da cidade”, afirmou Bira.

 

Durante seu discurso, Bira enfatizou ser necessário reconhecer a integridade e virtude de Maurício Burity enquanto gestor da Funjope. “Faço esse pronunciamento no sentido de fazermos justiça. Enquanto parlamentar, já fiz reivindicações anteriormente ao então gestor da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Maurício Burity, e para minha surpresa, pois pensava que seria difícil ter acesso ao presidente da Funesc, fui bem recebido e pude entender a situação pela qual o órgão passava. Mais adiante, tive acesso às informações do que se programava para o Festival e, meses depois, o evento foi realizado”, comentou o vereador. Aproveitando o ensejo, Bira cobrou do Governo da Paraíba a volta da realização do Fenart.

[citacao] Acho que o evento sempre foi um palco privilegiado, não somente para nossos artistas locais, mas para trazermos uma ampliação da política cultural do Município. Também há um atraso com o Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) do Estado e com a reforma do Teatro Santa Rosa [/citacao]

Bira ainda lembrou que o Governo cogitou realizar o Fenart de forma descentralizada, depois utilizou a reforma do Espaço Cultural, local onde o Festival acontecia, como justificativa para não realizar o evento. “Mas, até agora nada foi feito. Aquilo que se colocava como impedimento desde o início, já não é mais justificativa para não realizar o Fenart. Espero, Sandra Marrocos, que possamos cobrar o Fenart do Governo da Paraíba, pois esta Gestão Estadual ainda não realizou nenhuma edição”, frisou Bira.

O parlamentar fez questão de destacar que é autor de dezenas de requerimentos nos quais fez as cobranças referentes ao Fenart, reforma do Teatro Santa Rosa e dos editais do FIC Estadual, temas de muitos de seus pronunciamentos na CMJP. No entanto, Bira assegurou que ainda não recebeu respostas oficiais.