Parlamentar quer incentivar crianças a escreverem livros
O incentivo à leitura e a ideia de criar um projeto para estimular as crianças a escreverem seus próprios livros foram os principais temas do pronunciamento da vereadora Helena Holanda (PP) na manhã desta terça-feira (18). O tema do pronunciamento surgiu em decorrência do Dia Nacional do Livro Infantil, criado em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, referência no gênero.
“O livro não pode ser abandonado, pois é uma grande ferramenta para se explorar o conhecimento e fomentar a evolução da fala. O hábito da leitura deve ser incentivado desde cedo. Vamos incentivar à leitura para abrir os caminhos para amplidão do conhecimento humano”, comentou a vereadora.
Helena Holanda destacou que a leitura, assim como a escrita, é fundamental para o desenvolvimento das capacidades do ser humano. De acordo com ela, ao ler o cidadão participa da sociedade, melhora seu nível educacional, conhece outros valores culturais, tem acesso ao conhecimento e à herança cultural da humanidade.
“Aprendemos, através da literatura, a articulação do cotidiano, ampliamos a imaginação, facilitamos a comunicação e a interação da humanidade. O livro é o único amigo fiel, porque você o explora e ele se mantém em silêncio. Vamos elaborar um projeto para incentivar, em nossas escolas, à leitura e estimular as crianças a escreverem seus próprios livros”, falou.
Em apartes, as vereadoras Sandra Marrocos (PSB) e Eliza Virgínia (PSDB), e o vereador Marcos Henriques (PT) destacaram a importância do tema apresentado, enfatizando a necessidade de se criar o hábito das leitura ainda na infância.