Parlamentar solicita participar de comissão sobre transporte coletivo

por Haryson Alves — publicado 22/10/2019 14h46, última modificação 22/10/2019 14h46
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Sérgio da Sac (SD) lamentou a paralisação ocorrida na última segunda-feira (21) no serviço e alertou para que a população não seja prejudicada

O vereador Sérgio da Sac (SD) solicitou à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) que possa fazer parte de alguma comissão, no âmbito do Legislativo, que trate de transporte coletivo. O pedido aconteceu durante seu pronunciamento em tribuna, na sessão ordinária desta terça-feira (22). Em sua fala, o parlamentar lamentou a paralisação do serviço de transporte coletivo na Capital, ocorrida na última segunda-feira (21), pela manhã, em protesto dos motoristas por atraso de remuneração.

Os problemas do transporte coletivo só recaem sobre a população, pois é ela que está pagando pelos aumentos das tarifas cobradas nas passagens de ônibus. É também o cidadão quem se sente prejudicado quando há paralisações do serviço, como o ocorrido nesta segunda-feira (21). Peço que eu possa integrar alguma comissão da Câmara que trabalhe na área do transporte coletivo, para acompanharmos mais de perto as questões relacionadas a esse tema na cidade”, requereu Sérgio da Sac.

Em aparte, o líder oposicionista na Casa, vereador Marcos Henriques (PT), avaliou a mobilização dos profissionais de transporte coletivo como uma “greve concedida”. “A paralisação aconteceu em um dia e, no outro, já estava solucionada. Foi como se fosse concedida, ou como se tudo já estivesse combinado. Isso parece um prenúncio do que pode acontecer em janeiro próximo, mês em que habitualmente as tarifas aumentam e muitos estão de férias. Fica o alerta para que estudantes, associações, todos possamos juntos lutar contra taxas abusivas”, sugeriu Marcos Henriques.

Poluição sonora

Outra temática chamou a atenção no pronunciamento de Sérgio da Sac. O vereador contou que um alto-falante de uma rádio comunitária foi instalado próximo à residência situada na Rua Inspetora Emília Mendonça Gomes, no bairro do Valentina de Figueiredo, causando incômodos na localidade.

Muitas vezes, esse equipamento é instalado sem que se respeite uma distância mínima de um poste a outro. Recebi uma reclamação informando que de 6h30 às 22h, a programação da rádio comunitária tem incomodado as pessoas desta residência. Sabemos que as rádios comunitárias são importantes na comunicação alternativa dentro dos bairros, no entanto, apelo aos responsáveis para que possam averiguar essa situação”, intercedeu Sérgio da Sac.