Parlamentar solicita renovação de linhas de ônibus da Capital

por Bertrand Sousa (Assessoria do vereador) / Edição: Secom CMJP — publicado 27/06/2016 21h00, última modificação 16/07/2019 09h36
Marmuthe Cavalcanti (PSD) afirmou que vem recebendo apelos dos moradores de diversos bairros da Zona Sul da cidade

A qualidade do transporte público e a mobilidade urbana estão entre os principais desafios das capitais brasileiras. Em João Pessoa não é diferente, mesmo com os investimentos e as obras realizadas nos últimos anos. Para contribuir com este processo, o vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), presidente da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana e de Fiscalização da Qualidade no Transporte Público da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), apresentou recentemente três requerimentos solicitando a renovação da frota de algumas linhas de ônibus da Capital paraibana.

O parlamentar afirmou que vem recebendo apelos dos moradores de diversos bairros da Zona Sul da cidade, reclamando da condição inadequada dos ônibus utilizados nas linhas 118 (Muçumagro-Paratibe); 1500 e 5100 (Circular); e 2300 (Valentina-Mangabeira). Por isso, apresentou os Requerimentos 24.249/16, 24.250/16, 24.251/16, respectivamente, para que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) possa tomar as providências e atender a demanda dos usuários, como já vem fazendo, a partir da inclusão de 20 novos ônibus no transporte coletivo da Capital, realizada na última quarta-feira (22), e o anúncio da entrega de 60 coletivos urbanos até o final deste ano.

“É imprescindível a renovação e a ampliação da frota destas linhas de ônibus que atendem à Zona Sul de João Pessoa, pois transportam diariamente centenas de trabalhadores, estudantes e moradores, percorrendo longas distâncias, em viagens demoradas e pouco confortáveis. Além disso, devem-se observar os ditames da Lei 8.987/95, que determina que o serviço de transporte coletivo obedeça aos princípios de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, generalidade, cortesia e modicidade”, lembrou Marmuthe.

Nesse contexto, a questão dos ônibus urbanos na Capital é vista como prioridade para o vereador. Assim, através de seu mandato, ele já realizou audiência pública na CMJP para discutir o tema e encaminhou diversos requerimentos à Semob, solicitando melhorias. Entre eles, estão: Requerimento 10.857/2014, pedindo a fiscalização das condições dos ônibus que fazem a linha 7120 (Parque do Sol / Acesso Oeste); Requerimento 13.272/2014, solicitando a expansão do itinerário da linha i008 (Valentina/Mangabeira); Requerimento 7.834/2014, pedindo informações sobre o Terminal Metropolitano de João Pessoa; Requerimento 20.068/2015, pedindo a criação de uma linha de ônibus circular compartilhada, para atender as dezenas de comunidades que circunvizinham o bairro do Valentina; Requerimento 22.589/2016, que deu origem às linhas circulares interbairros 9001 e 9002, ligando Valentina e Mangabeira; entre outras solicitações.

De acordo com Marmuthe, os bairros mais afastados do Centro da cidade necessitam de melhores condições para garantir os deslocamentos diários de seus moradores. “Cabe ao Poder Executivo cumprir com as políticas públicas relacionadas aos transportes e a mobilidade urbana em nosso Município, proporcionando uma melhor qualidade de vida para a população. Além disso, o transporte público deve ser seguro, confortável, acessível e eficiente. Trata-se de um direito imprescindível a todo e qualquer cidadão. A quantidade e a qualidade dos ônibus que fazem este transporte, e sua relação com a crescente demanda pelo serviço, é outro desafio a ser enfrentado”, destacou o vereador.