Parlamentar volta a cobrar execução das emendas impositivas

por Damião Rodrigues — publicado 21/08/2019 14h55, última modificação 21/08/2019 15h07
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Leo Bezerra (PSB) também criticou declarações do prefeito Luciano Cartaxo sobre o tema

O vereador Leo Bezerra (PSB) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na sessão ordinária desta quarta-feira (21), para cobrar, mais uma vez, que a Prefeitura da Capital execute as emendas impositivas. O oposicionista também criticou o prefeito Luciano Cartaxo (PV) por estar divulgando que tem efetivado diversas emendas, principalmente as apresentadas pela vereadora Sandra Marrocos (PSB).

“Se 60% das emendas impositivas da vereadora Sandra Marrocos foram efetivas, que o prefeito prove. Ele afirma que algumas obras realizadas são resultado das emendas impositivas, então, prove. Estou passando por mentiroso para os moradores das ruas para as quais pedi calçamento, porque as emendas impositivas não foram atendidas. Não ficarei contente com o cumprimento de uma ou duas emendas, se não forem executadas todas, não precisa executar nenhuma. Ele [o prefeito] vai ter que responder na justiça, pois esta Casa não vai permitir este descumprimento”, afirmou o vereador.

Leo Bezerra enfatizou que as emendas impositivas representam uma das maiores conquistas do Legislativo Municipal e do povo pessoense, por garantir a obrigatoriedade da efetivação das demandas da cidade apresentadas pelos parlamentares. Ele lembrou que, por três vezes, encaminhou solicitações de agendamento de audiência com o prefeito Luciano Cartaxo para tratar da efetivação de três prerrogativas: a implementação do Prontuário Eletrônico na saúde do Município e da lista de espera de exames, consultas e cirurgias, e a construção do Hospital da Mulher. Segundo o vereador, até o momento ele não obteve resposta.

Apartes

A vereadora Sandra Marrocos reafirmou seu posicionamento enquanto membro da bancada de oposição na CMJP e também cobrou a efetivação de todas as emendas. “O prefeito Luciano Cartaxo tem falado que as construções são realizadas com orçamento federal e recursos da Prefeitura. Mas, é evidente que as emendas de todos os vereadores devem ser atendidas, e não apenas as de alguns”, disse.

Os vereadores Tibério Limeira (PSB) e Marcos Henriques (PT) ratificaram que a efetivação das emendas impositivas por parte do Executivo Municipal vai ser tema recorrente na tribuna da Casa, até que todas sejam atendidas. “Essa é uma pauta que não pode ser deixada de lado, porque é sobre muito mais do que a efetivação das emendas, é sobre a relação entre esta Casa e o Poder Executivo Municipal”, definiu Marcos Henriques.