Parlamentares pedem apoio a bancada federal e encaminham voto de solidariedade ao servidores da CGU
O vereador Raoni Mendes (DEM) participou, na tarde desta terça-feira (24), de reunião com os servidores da Controladoria Geral da União (CGU) para debater a decisão do governo provisório de Michel Temer (PMDB) de extinguir o órgão. O parlamentar juntamente com o vereador Bruno Farias (PPS) vão encaminhar uma carta aberta da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) ao Congresso Nacional, com voto de solidariedade à Controladoria.
Durante o ato, que aconteceu no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade da Capital, os vereadores solicitaram o empenho da bancada federal paraibana para que possa pedir pela preservação da CGU. Raoni Mendes ressaltou a importância do órgão para a população e espera a colaboração dos parlamentares paraibanos na luta para que a CGU não seja extinta. "Vamos pedir apoio através de carta aberta, pois tememos o enfraquecimento da independência no trabalho de combate à corrupção", destacou.
O vereador Bruno Farias explicou a importância de se solidarizar com os servidores da CGU e alegou que a CGU já conta com uma identidade reconhecida pela sociedade. O governo em exercício editou a Medida Provisória (MP) nº 726/2016 extinguindo a Controladoria Geral da União, órgão de combate à corrupção e defesa do erário público. O Executivo alega que foi uma alteração de nomenclatura com a criação do novo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle, pasta ministerial que incorporou as funções da CGU.
Na reunião, os servidores da CGU/PB apresentaram uma nota na qual repudiam a extinção da Controladoria, por meio da MP.