Parque Sanhauá e Museu da Capital são abordados na tribuna da CMJP

por Damião Rodrigues — publicado 11/03/2020 14h50, última modificação 11/03/2020 14h50
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
O vereador Milanez Neto destacou a participação do prefeito Luciano Cartaxo (PV) na audiência de conciliação sobre o caso que envolve as obras do Parque

O líder da situação na Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Milanez Neto (PTB), usou a tribuna para destacar a participação do prefeito Luciano Cartaxo (PV) na audiência de conciliação sobre o caso que envolve as obras do Parque Sanhauá, no Centro Histórico de João Pessoa. Na sessão ordinária desta quarta-feira (11), o parlamentar ainda relembrou diversas obras de revitalização realizadas pelas duas gestões do atual prefeito e solicitou apoio para a construção do Museu de História da Capital paraibana.

Milanez Neto enfatizou que, na tarde de ontem (10), na 1ª Vara Federal, Luciano Cartaxo apresentou aos representantes dos moradores, da Defensoria Pública da União (DPU), da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), do Ministério Público Federal (MPF) e do Município uma proposta de acordo. Pela proposta, a gestão municipal se comprometeu em promover a desapropriação de um imóvel próximo da área do Parque Sanhauá (a antiga Proserv) para construção de um residencial para abrigar 62 famílias que ainda estão na região.

O vereador também ressaltou que a obra do Parque Ecológico Sanhauá além de solucionar um problema de ocupação de mangue e de área de risco, com moradias dignas para todos, vai contribuir para transformar o Centro Histórico de João Pessoa num importante pólo turístico, cultural e de economia criativa. Diversas obras de revitalização da cidade, realizadas na gestão do prefeito Luciano Cartaxo, tais como o Parque da Lagoa, a Praça da Independência e o Hotel Globo foram destacadas pelo parlamentar durante seu pronunciamento. “Apelamos ao bom senso porque a cidade de João Pessoa não pode perder investimentos importantes, especialmente diante de uma situação de grave crise que o país se encontra. São R$ 18 milhões que poderão ser perdidos, caso essa obra seja embargada”, afirmou.

Na ocasião, Milanez Neto ainda solicitou apoio do vereador Bruno Farias (Cidadania) para intermediar a desapropriação da Casa de João Pessoa, situada nas imediações da Praça da Independência, para a construção do Museu da Capital paraibana. “Essa obra se arrasta há 20 anos. É imperdoável nossa cidade ainda não ter um museu para contar sua história”, lamentou.

Apartes

O vereador Marcos Henriques (PT) ressaltou a importância do Parque Ecológico para cidade, mas cobrou respeito às pessoas que viviam na região que será desapropriada. “Essa obra pode se importante para nossa cidade, mas não devemos esquecer que os moradores daquela região têm raízes fincadas lá, onde estabeleceram sua cultura e sua subsistência”, alertou.

Já o vereador Bruno Farias falou que a obra do parque não deve ser embargada já que existe a possibilidade de se perder recursos. “Sobre o museu da cidade, realmente João Pessoa carece de um equipamento desse. Um local já temos: a Estação de Ciência e Artes. Esse equipamento construído pelo prefeito Luciano Agra tem toda estrutura necessária para abrigar a nossa história”, sugeriu.