Participação da sociedade no Plano Diretor é incentivada por vereador

por Rebeca Neto — publicado 26/08/2021 14h49, última modificação 26/08/2021 14h49
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Marcos Henriques também defendeu a aprovação da Lei Paulo Gustavo e comentou a valorização de profissionais da enfermagem

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (26), o vereador Marcos Henriques (PT) falou sobre sua expectativa para a pauta que possivelmente chegará hoje ao Senado: a Lei Paulo Gustavo, que direciona cerca de R$ 4,3 bilhões para a cultura. Ele afirmou que “todos sabem que os artistas foram muito prejudicados, como tantos trabalhadores, durante a pandemia. Que esse valor seja aprovado e repassado aos municípios para que eles possam ter um alento diante dessa pandemia, da falta de investimentos e do fim de programas tão importantes”.

O parlamentar aproveitou para agradecer aos vereadores que foram favoráveis à indicação, de sua autoria, da lei do piso salarial para os profissionais da enfermagem. “É um piso que dá dignidade e reconhecimento a eles”, explicou. E lembrou: “inclusive, na terça-feira (24), aplaudimos um projeto muito importante, que é o do colinho, de uma sensibilidade extrema”, mas, para Marcos, mais do que aplaudir, é imprescindível valorizar os profissionais da área.

O vereador ainda expressou sua preocupação quanto ao Plano Diretor, discutido em uma audiência pública na quarta-feira (25), na Casa do Povo: “Acho que a Mesa Diretora tentou ouvir todos, mas, na minha opinião, faltou um pouco de sensibilidade”. Entre suas queixas em relação ao plano, ele citou “a agressão ambiental que sofreu a barreira do Cabo Branco” e acrescentou ser uma das áreas carentes de atenção.

Ainda sobre o Plano Diretor, o vereador Junio Leandro (PDT) acrescentou: “Nossa preocupação é que esse Plano seja construído com a sociedade, com os movimentos sociais. Esse projeto só será finalizado ano que vem, mas que todos eles possam participar efetivamente desse Plano Diretor, que vai mexer diretamente com a sociedade”. E concordou com Marcos Henriques quanto à votação do piso salarial dos enfermeiros: “Está na hora do Executivo fazer esse gesto por esses profissionais. O reconhecimento de verdade está na valorização profissional”.

No encerramento de seu pronunciamento, Marcos Henriques reforçou o comprometimento com o Plano Diretor e prometeu acompanhar a discussão em todas as suas etapas: “Estaremos acompanhando dia-a-dia, e, sobretudo, junto com a sociedade civil organizada, lutando por uma João Pessoa inclusiva e que respeite a todos”.