Personalidades locais e nacionais foram homenageadas pela CMJP em 2015

por Damião Rodrigues — publicado 19/01/2016 22h00, última modificação 10/07/2019 10h03
Figuras como o jogador Hulk, o estilista Ronaldo Fraga e Mãe Penha de Iemanjá foram agraciadas com a Cidadania Pessoense

Em 2015, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) homenageou personalidades nacionais e locais, como o ex-senador Pedro Simon e o jogador paraibano de fama internacional Hulk, pelas “suas extraordinárias contribuições à sociedade brasileira”. A Casa ainda reverenciou o trabalho de gestores de diversas instituições do País.

Na última sessão solene do ano passado, o jogador de futebol Givanildo Vieira de Souza, o Hulk, foi agraciado com o Título de Cidadão Pessoense, a Medalha Cidade de João Pessoa e a Comenda Talento Esportivo. As honrarias foram propostas pela vereadora Raíssa Lacerda (PSD), Bruno farias (PPS) e pelo ex-vereador Pastor Edmílson.

Já o ex-senador Pedro Jorge Simon foi homenageado com a Medalha Cidade de João Pessoa e com a Cidadania Pessoense. As honrarias foram propostas pelo vereador Fernando Milanez (PMDB), que também homenageou a psicanalista e professora Henriqueta Lúcia Arcoverde de Melo com a Medalha Cidade João Pessoa e o Título de Cidadã Pessoense; e o empresário Marcos Fernando Mozzini com a Cidadania Pessoense.

Outra personalidade homenageada foi o estilista Ronaldo Fraga, que recebeu o Título de Cidadão Pessoense, proposto pelo vereador Marco Antônio (PPS). O parlamentar também outorgou a Cidadania Pessoense à procuradora de Justiça Kátia Rejane Medeiros Lira Lucena, membro do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e ao mastologista Antônio Gonçalves Ribeiro. Marco Antônio ainda entregou a Comenda Ronaldo Cunha Lima ao médico oftalmologista e ocupante da cadeira 25 da Academia Paraibana de Letras (APL), Astênio César Fernandes.

Câmara valorizou o profissionalismo em diversas áreas

O maquiador Júnior Mendes recebeu o Título de Cidadão Pessoense do vereador Bosquinho (DEM). O músico e professor universitário de tuba Valmir Vieira da Silva também recebeu o Título de Cidadão Pessoense, do vereador Benilton Lucena (PSD). Já o cantor e ex-vocalista da banda Ala Ursa, Ramon Schnayder de França Figueiras Damorim, recebeu o Título de Cidadão Pessoense das mãos do vereador Raoni Mendes (PTB). O vereador Dinho outorgou a cidadania ao empresário Raulino Marques Maciel. O ex-professor de Topografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Márcio Meira de Castro Gomes recebeu a mesma honraria, que foi outorgada pelo vereador Benilton Lucena.

O ex-vereador da Capital paraibana Genivaldo Fausto de Oliveira também foi homenageado com a Comenda Poeta Ronaldo Cunha Lima e o Título de Cidadão Pessoense. O vereador Marco Antônio propôs a Comenda, já a Cidadania foi aprovada através de proposta do ex-vereador Tavinho Santos. O educador físico e coordenador de esportes da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), Jaílton Lucas de Miranda, recebeu a Comenda Talento Esportivo em uma propositura do vereador Marmuthe (PSD). A Comenda Poeta Ronaldo Cunha Lima foi outorgada ao poeta, professor, médico e diretor da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa (Apae-JP), Fernando Paredes Cunha Lima, em propositura do vereador Bruno Farias.

Pastores receberam homenagens da Casa Napoleão Laureano

Outra Cidadania Pessoense foi outorgada ao pastor Abner de Cássio Ferreira. A homenagem foi uma propositura do presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), e da vereadora Eliza Virgínia (PSDB). O pastor presidente do Instituto Cidade Vida, Sérgio Queiroz, e sua esposa, Samara Queiroz, também foram agraciados em 2015. Os vereadores Djanilson (PPS) e Helton Rêne (PP), que está licenciado por ocupar a Secretaria de Defesa e Proteção do Consumidor (Procon-JP), entregaram a Medalha Cidade de João Pessoa e o Título de Cidadania Pessoense ao pastor Sérgio e sua esposa, Samara Queiroz, respectivamente. A Comenda Cultural Ariano Suassuna foi outorgada à escritora e pastora Renata Duarte Ribeiro Martins, pela vereadora Eliza Virgínia.

Profissionais da área jurídica foram reconhecidos na CMJP

O desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira recebeu a Cidadania Pessoense e a Medalha Cidade de João Pessoa. As homenagens foram propostas, respectivamente, pelo presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), e pelo vereador Fernando Milanez.

Outro Título de Cidadão Pessoense foi outorgado ao desembargador Plínio Leite Fontes, que ainda recebeu a Medalha Cidade de João Pessoa. As honrarias foram propostas pelos membros do PSD, vereadora Raíssa Lacerda e o deputado estadual João Gonçalves (quando ainda era vereador). O advogado Tarcísio Osterne Carneiro recebeu a Cidadania Pessoense das mãos do vereador Luís Flávio (PSDB).

O subprocurador geral da República e vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Federal, Eitel Santiago de Brito Pereira, recebeu a Medalha Cidade de João Pessoa, em solenidade proposta pelo presidente da Casa. O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coelho, recebeu o Título de Cidadão Pessoense das mãos do vereador Bruno Farias. O advogado paulista, professor e presidente da Comissão de Estudos Tributários da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), Bruno Bastos Oliveira, e o advogado recifense, professor e diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da OAB-PB, Arthur Heinstein Apolinário Souto, foram agraciados com o Título de Cidadão Pessoense. A propositura do título ao paulista foi de Bruno Farias e a homenagem ao pernambucano foi do ex-vereador Geraldo Amorim.

CMJP também homenageou gestores públicos

Os trabalhos promovidos na defesa do Litoral paraibano e no salvamento de vidas renderam o Titulo de Cidadania Pessoense ao capitão dos Portos da Paraíba Valdinei Ciola. A honraria foi outorgada pelo presidente Durval Ferreira, que também outorgou o Título de Cidadão Pessoense ao diretor-presidente da Energisa, o engenheiro eletricista André Theobald. Já o comandante-geral do Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário da Paraíba (BPTran-PB), tenente-coronel Paulo Almeida da Silva Martins, recebeu das mãos de Durval a Medalha Cidade de João Pessoa.

Quatro dirigentes da União Geral dos Trabalhadores (UGT) também foram agraciados com o Título de Cidadão Pessoense. O presidente nacional da UGT, Ricardo Patah; o secretário de finanças da entidade, José Moacyr Malvino Pereira; o presidente da UGT na Paraíba, Romero Baunilha Neto; e o sindicalista Francisco Pereira de Sousa Filho, conhecido como Chiquinho Pereira, receberam as homenagens propostas pelo vereador Chico do Sindicato (PP).

Juristas receberam honrarias na Câmara da Capital

Os presidentes da Associação dos Procuradores do Estado da Paraíba (Aspas), Sanny Japiassú, e da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Marcello Terto e Silva, foram homenageados com a outorga de Títulos de Cidadão Pessoense e da Medalha Cidade de João Pessoa. A concessão das honrarias foi proposta de Fernando Milanez, que também entregou a Medalha Cidade de João Pessoa ao pastor presidente da Primeira Igreja Batista de João Pessoa, Estevam Fernandes.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), Arthur Cunha Lima, recebeu o Título de Cidadão Pessoense, a Medalha de Mérito da Cidade de João Pessoa e a Comenda Poeta Ronaldo Cunha Lima, durante sessão solene, a proposta pela vereadora Raíssa Lacerda. Outro Título de Cidadão Pessoense foi entregue ao presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Técio Lins e Silva, em propositura de Bruno Farias, que também outorgou o Título de Cidadã Pessoense à diretora do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ-UFPB), Maria Luíza Alencar Mayer Feitosa.

CMJP reconheceu gestão do Turismo da Capital

Personalidades do Trade Turístico de João Pessoa também foram homenageadas em 2015. A propositura da solenidade foi do vereador Lucas de Brito (DEM), que através da Frente Parlamentar de Turismo da Casa, homenageou com a Comenda Jaime Lopes, o empresário Cláudio José da Silva Júnior e o diretor de Mercados Internacionais do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Gilson Andrade Lira; e com o Título de Cidadão Pessoense, o hoteleiro Jairo Alexandre de Oliveira. A ex-presidente do Sindicato dos Guias de Turismo da Paraíba (Singtur-PB), Maria de Fátima de Gomes Nogueira, também recebeu o Título de Cidadã Pessoense do vereador Raoni Mendes (PTB).

Casa reafirmou o trabalho de lideranças femininas

A presidente da Federação dos Cultos Afro-Brasileiros da Paraíba (FCAB-PB), Maria da Luz da Silva, conhecida como Mãe Penha de Iemanjá, recebeu o Título de Cidadã Pessoense do vereador Sérgio da SAC (SD). Também recebeu a Cidadania Pessoense a secretária Municipal de Habitação da Capital, Socorro Gadelha. A proposta foi do vereador Chico do Sindicato. A Medalha Cidadã Creusa Pires foi entregue à Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Terezinha Tortelli. A honraria foi entregue pelo vereador Marco Antônio.