Pesquisa revela que áreas devem receber investimentos para que JP cresça de forma sustentável
O vereador Bira (PSD) destacou que João Pessoa está apta a receber investimentos que superam a quantia de R$ 1 bilhão através do programa Cidades Emergentes e Sustentáveis. A iniciativa, que visa a firmar parceria entre o Governo Municipal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), possibilitará à Capital superar desafios em prol de um desenvolvimento sustentável.
Durante seu pronunciamento, na sessão ordinária desta quarta-feira (23), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o parlamentar citou os estudos da revista científica Ciência & Trópico (volume 37, número 1, 2013), da Fundação Joaquim Nabuco. O periódico reuniu em oito de seus 12 capítulos estudos referentes a João Pessoa, revelando indicadores sociais, dados, estatísticas e projeções que podem ajudar a resolver questões inerentes ao Município em diversas áreas.
“Nos últimos 20 anos, pelo menos, João Pessoa tem uma peça de planejamento para executar com indicadores sólidos, desenvolvidos em levantamentos técnicos por instituições respeitadas, que trabalham com o tema das cidades emergentes e sustentáveis. São indicadores de Meio Ambiente, Transporte, Saúde, Habitação, Infraestrutura, Saneamento, trato dos resíduos sólidos, entre outros. Nunca vi nada tão sólido para o planejamento como o que este estudo tem indicado. Com toda certeza a Capital poderá ter intervenções estruturantes e muito bem aproveitadas”, atestou Bira.
Vereador Bira (PSD) em pronunciamento na tribuna da CMJP.
Problemas não se limitam a JP, mas à Região Metropolitana
O vereador salientou que é necessário discutir e planificar soluções em diversas áreas na Capital, pois “na Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP), os problemas não têm muros, apesar de as administrações públicas terem”. Ele sinalizou que os municípios precisam saber dos dados dessa evolução para saberem planejar e executar com qualidade as políticas públicas, “para que assim as intervenções feitas agora não se tornem obsoletas já no momento de execução, como tem sido frequente, por exemplo, na Mobilidade da Capital”.
Vereador aborda indicadores de mobilidade e de homicídios
Na oportunidade, Bira explanou alguns dados levantados pelas investigações da revista. “Ela apontou um crescimento populacional de 1,63 % na Capital, em detrimento de uma elevação de 180% da frota de veículos automotores entre 2000 e 2012. A publicação também discrimina a qualidade e a quantidade de gases poluentes emitidos na Capital, sugerindo as formas mais efetivas de intervirmos no problema”, comentou Bira.
Segundo o vereador, um dos dados mais impactantes revela a taxa anual de homicídios na RMJP. “Um dos estudos considera como problemática a taxa anual, que é acima de 25 homicídios por 100 mil habitantes. João Pessoa está três vezes acima dessa referência, e os números indicam que isso pode aumentar. A investigação também apontou que a proporção é de 545 negros assassinados para 16 brancos, isso sem falar nos dados de violência contra a mulher. São dados alarmantes e problemáticos, afetando não só a Segurança, mas a Saúde, Educação e outras áreas”, destacou Bira.