Piloto de Kart recebe Comenda Talento Esportivo em sessão solene

por Paulo de Pádua — publicado 02/04/2019 21h00, última modificação 28/06/2019 23h53
O atleta mirim Chico Neto trilha carreira esportiva no automobilismo e ainda desenvolve ações sociais em favor de pessoas carentes

Rápido nas pistas, carismático, inteligente e muito desenvolto com as palavras. Essas são as características do piloto de Kart, Francisco Nezinho do Nascimento Neto, mais conhecido como Chico Neto, que recebeu, na tarde desta quarta-feira (3), a Comenda Talento Esportivo pelo extraordinário desempenho no automobilismo e relevantes trabalhos sociais que vem desempenhando em sua carreira. A propositura foi da vereadora Eliza Virgínia (PP), e a solenidade ocorreu no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Natural da cidade de Brejo Santo (CE), o atleta mirim começou a pilotar um Kart com apenas sete anos de idade. Um de seus maiores ídolos no automobilismo foi o então campeão e piloto de Formula 1, Ayrton Senna da Silva, falecido em maio de 1994, durante o grande prêmio de Ímola, na Itália. Das 38 competições que participou em 2018, Chico Neto ganhou 32, fruto de muito trabalho e dedicação.

Além de pilotar, o jovem atleta desenvolve um trabalho social muito importante, através da Instituição Chico Neto, que tem o propósito de ajudar crianças que querem ingressar no automobilismo ou em outras modalidades esportivas, mas não tem condições financeiras. A amplitude do projeto vai além do incentivo aos esportes, oferecendo benefícios nas áreas de educação, saúde e cultura a meninos e meninas de comunidades carentes da nossa cidade.

A Instituição Chico Neto, que foi criada há um ano, não tem fins lucrativos, sobrevive de parcerias e conta com vários associados. Entre os parceiros mais importante está o Instituto Ayrton Senna (ONG brasileira criada em 1994). “Quero agradecer a todos por esse momento tão importante para mim e para a minha família. Estou muito feliz”, declarou o homenageado.

Durante sua fala, a vereadora Eliza Virgínia destacou a importância que Chico Neto tem no esporte de João Pessoa e da Paraíba, bem como enalteceu o trabalho social realizado pelo atleta mirim. “Chico Neto está longe de ser uma criança comum, é um exemplo para os irmãos mais novos. Ele está focado em representar o automobilismo honradamente e desenvolver um trabalho em favor das pessoas carentes”, ressaltou a parlamentar.

O pai do esportista, o empresário Jailson Florentino, disse que estava muito feliz, pois seu filho era um menino muito expressivo, de coração muito bom. “E veloz nas pistas”, brincou. Compuseram a mesa da sessão, além de Eliza e Jailson, o vereador Carlão, que secretariou os trabalhos, o diretor do Colégio GEO, professor Roberto Oliveira, e o vice-presidente da Federação de Automobilismo do Estado da Paraíba (FAEP), José Ribeiro Farias.

Carlão também ocupou a tribuna e elogiou o comportamento e as ações sociais do homenageado. A sessão ainda contou com a participação do músico Nenê do Sax, que tocou a música “We are the Wold”, e da passagem de um vídeo que contou um pouco da história e dos trabalhos de Chico Neto.