'Pílulas do Conhecimento': videoaulas com conteúdos de Matemática, Química e Geografia já estão disponíveis

por Secom CMJP — publicado 20/05/2019 21h00, última modificação 26/06/2019 10h56
No total, 14 videoaulas com elementos ilustrativos servem de material de apoio aos estudantes que vão fazer as provas do Enem

Mais de seis milhões de estudantes se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem provas marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. Para ajudar os estudantes a se prepararem ainda mais para os testes, a TV Câmara JP lançou mais três disciplinas para complementar o programa 'Pílulas do Conhecimento': Matemática, Química e Geografia. Os novos assuntos se juntam aos já disponibilizados – Português e História – e somam 14 videoaulas, que flutuam na programação da TV Câmara (canais 23 da Net e 39.1 aberto) e também podem ser vistas pelo canal da emissora no YouTube.

O ‘Pílulas do Conhecimento” é um interprograma, com duração de três a cinco minutos, em que professores explanam os temas que serão abordados na avaliação do Enem. Nos fins de semana, a TV Câmara JP exibe maratonas dos programetes: nos sábados, a partir das 9h30; e nos domingos, a partir das 14h30. Nas videoaulas são abordados temas como: Funções Quadráticas; Coordenadas Geográficas; Reações de Oxirredução; uso do MAU ou MAL; substantivos; uso do PORQUE; Revoltas Separatistas, entre outros.

Segundo o diretor do interprograma, Lúcio César Fernandes, as videoaulas contém elementos ilustrativos e figuras que complementam visualmente o conteúdo explanado, a fim de atrair o olhar do espectador e aproximar a linguagem nos canais de compartilhamento de vídeo.

Educação

A valorização da Educação tem sido um dos nortes da atual gestão do Legislativo Municipal. A importância da área para a construção social tem se desmembrado em diversos conteúdos produzidos pela Secretaria de Comunicação da Casa. A exemplo, um projeto pretende realizar uma parceria entre o Legislativo e a Secretaria Municipal de Educação (Sedec), no intuito de que alguns conteúdos da TV Câmara JP sejam utilizados em sala de aula, nas escolas municipais.

A proposta já foi apresentada à Sedec e, a partir dela, programas como ‘Pílulas do Conhecimento’ e ‘Nosso Bairro’ – que revela curiosidades e a História dos bairros da Capital –, vão contribuir com a formação de estudantes. Além disso, uma parceria com a Rede Legislativa de TV’s vai ampliar a produção de conteúdos produzidos pela TV Câmara JP disponíveis para serem exibidos em outras Câmaras e Assembleias Brasil a fora.

Escola do Legislativo

Outra atividade que o Legislativo Municipal põe em prática, a partir da Escola do Legislativo Professor Celso Furtado, é o projeto ‘Aprendiz de Vereador’, que finalizou os trabalhos da primeira turma deste semestre e começa as atividades com a segunda turma na próxima sexta-feira (21). O programa consiste em um estágio-visita não remunerado através do qual, durante 90 horas, estudantes de graduação e pós-graduação vivenciam as rotinas da Câmara, vinculados a um gabinete. Ao ao final do processo ao alunos podem fazer sugestões de melhorias para a cidade, que podem virar leis em vigor na Capital.

Recentemente, a Escola do Legislativo também realizou um acordo de cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) a partir do qual as Escolas do Legislativo e do Judiciário irão desenvolver projetos em conjunto. A primeira turma do 'Aprendiz de Vereador' já desfrutou desse acordo, realizando uma visita guiada ao Tribunal, onde acompanharam uma parte da sessão de julgamento, no plenário da Corte Eleitoral, e assistiram a duas palestras sobre as atribuições do órgão e o funcionamento da urna eletrônica.

A Escola do Legislativo da CMJP ainda realiza o projeto ‘Escola na Câmara’ – atividade em que estudantes visitam o Legislativo, acompanham uma sessão ordinária, participam de palestras e aprendem sobre os três Poderes. Ainda neste mês de maio, em parceria com o projeto do TRE-PB chamado 'Mandato Legal', a CMJP vai receber alunos das escolas Antônio Rangel de Farias e da Escola Sesquicentenário.