PL pretende melhorar circulação na orla marítima durante grandes eventos
Dar maior vasão ao fluxo de passageiros durante grandes eventos realizados na orla marítima da Capital paraibana. Isso é o que estabelece um Projeto de Lei (PL) que tramita nas Comissões da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A matéria de autoria do vereador Bispo José Luiz (PRB) dispõe sobre a circulação, embarque e desembarque do transporte individual de passageiros (táxi ou úber) no perímetro das praias durante eventos comemorativos na Capital paraibana.
De acordo com o documento, fica permitida a circulação para desembarque e embarque aos veículos individual de passageiros (táxi e úber) na orla marítima da Capital durante o período em que esteja havendo evento comemorativo e prática esportiva e que esteja sendo proibida a circulação de veículos.
O projeto preconiza que a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) sinalizará com placas indicativas, em todas as vias de circulação especificadas, para o transporte de passageiros, com o slogan: “Permitido o embarque e desembarque por táxi e úber”.
Ainda fica determinado que o Poder Executivo regulamentará a presente lei no prazo de até 90 dias contados da publicação da lei se for sancionada, entrando em vigor na data de sua publicação.
Em sua justificativa, o vereador Bispo José Luiz destaca que a propositura visa dar maior vasão ao fluxo de passageiros que se deslocam para a orla marítima da Capital nos eventos de alta significação e nos eventos esportivos promovidos no âmbito do Município.
“Após verificarmos que existe um mal estar entre os habitantes e visitantes em nossa cidade, no que tange à chegada e saída de passageiros em busca da volta para casa durante esses eventos”, enfatiza o parlamentar. “Existe um clamor de parte considerável de nossa população que nos fez trazer o assunto à provocação”.
O parlamentar ainda afirma que o PL dará maior sustentação e resolutividade aos munícipes, evitando-se que os frequentadores dos grandes eventos na Capital passem por constrangimentos de serem multados e até entrarem em atrito com as autoridades de trânsito, quando procuram estacionar o mais próximo possível do lugar do evento.
“Pretendemos dar maior opção para o uso dos táxis e úbers que facilitará o acesso ao local sem ter que haver nenhuma infração de trânsito. Dessa forma, todos saem ganhando, o profissional que trabalha para o seu sustento e o passageiro que vai ao evento sem nenhuma preocupação e poder se divertir, e assim voltar para casa sem que cause nenhum acidente, até pela ingestão de qualquer bebida”, justifica o vereador.00