PL pretende proibir aumentos de passagens de ônibus acima da inflação e do índice de reajuste do salário mínimo

por Damião Rodrigues — publicado 23/02/2018 21h00, última modificação 01/07/2019 17h24
A matéria que tramita nas comissões permanentes do Legislativo municipal da capital paraibana foi proposta pelo vereador Marcos Henriques (PT)

Já tramita nas comissões permanentes da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) um Projeto de Lei (PL) que proíbe que o aumento das passagens de ônibus coletivos no município de João Pessoa seja fixado acima da inflação e dos índices de reajuste do salário mínimo. A matéria foi proposta pelo vereador Marcos Henriques (PT).

De acordo com o documento, as passagens de ônibus coletivos de passageiros da cidade de João Pessoa não poderão auferir aumento acima da inflação medida pelos organismos oficiais, além de não poderem incorporar aumento que exceda o índice de reajuste do salário mínimo nacional.

Para o propositor da matéria, esses limites têm como finalidade estabelecer o cumprimento da Diretriz Modicidade da Tarifa para o Usuário, conforme disposto no artigo 8º, VI, da Lei Federal 12.587, de 3 de janeiro de 2012.

Em sua justificativa, o vereador Marcos Henriques explica que as medidas propostas têm como finalidade estabelecer limites quanto à política de majoração das passagens de ônibus de passageiros adotada no município de João Pessoa, sempre acima da inflação e acima dos ajustes concedidos ao salário mínimo.

“Ocorre que o usuário desses serviços é justamente o cidadão que sobrevive em situação de forte restrição de renda, muitas vezes a pessoa desempregada, que necessita dos serviços de transportes de passageiros para se locomover pela cidade”, justifica.

O parlamentar afirma que as concessões de transportes de passageiros na capital paraibana são umas das mais caras do país, considerando a relação valor cobrado pelo quilômetro rodado, em detrimento de também ser considerado pela população um serviço de péssima qualidade. Ele também salienta que a frota que atende a cidade deixa a desejar e não é incomum identificar um veículo quebrado, além de serem ônibus desconfortáveis, cuja superlotação constitui uma das principais reclamações feitas pelos usuários.

“Em oposição ao que determina a política nacional de mobilidade urbana, a política de tarifação praticada em João Pessoa é considerada injusta e falta transparência, pois fica a cargo de uma relação ambígua estabelecida entre os interesses das empresas e a composição de um Conselho que se perdeu com o passar dos anos”, alerta Marcos Henriques que acredita ser necessário recuperar as determinações da Lei Federal 12.587/2012, cuja diretriz determina que o valor da passagem deve ser módico, ou seja, justo.

“Nos últimos anos, o poder público municipal concedeu diversos aumentos, majorando a tarifa dos ônibus, fixando valores acima da inflação medida para o período, bem como acima dos índices de reajuste do salário mínimo. Por outro lado, esse mesmo poder público reduziu a cobrança de ISS (Imposto Sob Serviços) nas passagens, assim como permitiu que as empresas seguissem demitindo cobradores com a finalidade de cortar custos”, salienta o propositor da nova norma.

Se aprovada em plenário e sancionada pelo Executivo municipal, a nova norma entrará em vigor na data de sua publicação, revogam-se todas as disposições em contrário.