PL sugere que excedente da merenda escolar seja levada por estudantes para casa

por Haryson Alves — publicado 12/08/2021 14h05, última modificação 12/08/2021 14h14
Iniciativa de Coronel Sobreira (MDB) visa a combater o desperdício e reforçar a segurança alimentar de alunos

Reforçar a segurança alimentar dos estudantes da rede municipal e combater o desperdício da merenda escolar. Esses são os objetivos do ‘Programa Barriga Cheia, Lixo Vazio’, estabelecido através do Projeto de Lei (PL 547/2021), de autoria do vereador Coronel Sobreira (MDB). A proposta está em trâmite na Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e virou tema do pronunciamento do parlamentar, durante discurso remoto, na sessão ordinária híbrida desta quinta-feira (12).

“A iniciativa trata da importância de se reaproveitar o excedente das merendas escolares, para que seja revertido para o próprio aluno e ele possa levar para sua residência e assim ter mais uma refeição em casa. Isso vai contribuir para a segurança alimentar e combater o desperdício”, alertou Coronel Sobreira. De acordo com a proposta, para ter o direito de levar o alimento, o aluno deve ter pelo menos 85% de frequência na escola.

Substituir animais que puxam carga por bicicletas na coleta de recicláveis

Durante sua fala, o vereador ainda reconheceu a importância de que haja uma parceria entre o Município e associações de coleta de recicláveis para que os agentes coletores possam substituir o uso de animais nesse trabalho por bicicletas. “Vamos perceber essas dinâmicas em grandes cidades a curto, médio e longo prazo. Essa mudança também é necessária para que se retirem os animais de trabalhos forçados, como puxar carroças”, observou Coronel Sobreira.