Planejamento familiar e estacionamento rotativo são abordados por vereador
Na manhã desta terça-feira (26), o vereador Bruno Farias (Cidadania) destacou a importância da informação no planejamento familiar para evitar gestações indesejadas. Na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa, o vereador ainda destacou a repercussão sobre o novo sistema de estacionamento rotativo da cidade.
“Na última sexta-feira participei no Instituto Cândida Vargas de uma palestra sobre planejamento familiar e fiquei surpreso com a falta de informação das jovens sobre métodos contraceptivos. Faltam informação e conhecimento de muitas jovens que engravidam de forma inadvertida. São gestações indesejadas que geram mortes de mães e filhos” destacou o vereador. Ele anunciou que está elaborando um Projeto de Lei Ordinária (PLO) sobre Políticas Públicas de Planejamento Familiar e revelou que teve conhecimento de um novo contraceptivo em forma de chip que é implantado na mulher e evita a gravidez. “Vamos trazer para CMJP esse tema que tem a ver diretamente com a mulher. Acredita-se que o chip diminua a mortalidade materna, por ser mais eficaz que os outros contraceptivos. Vamos discutir o planejamento familiar e reprodutivo nesta Casa”, asseverou.
Zona dos Ipês
“Teve grande repercussão a implantação da nova Zona Azul de nossa cidade. Há dois anos a antiga foi desativada, causando grande prejuízo na mobilidade urbana e no comércio. Entidades do comércio estão solicitando a volta do sistema de estacionamento rotativo”, revelou Bruno Farias. Ele explicou que a nova Zona dos Ipês se formatou inspirada na democratização do espaço, reorganização do trânsito e novo modelo de impacto social e ambiental.
De acordo com o vereador, para determinada quantidade de vagas estabelecidas haverá o plantio de árvores, além de empregabilidade para os flanelinhas. Ainda haverá a criação de uma linha de ônibus para rodar pelo centro da cidade e as vagas de carros serão expandidas de 2000 para 6000 em toda cidade. “Serão investidos R$ 20 milhões, principalmente para construção de um edifício garagem próximo ao Mercado Central. A vontade administrativa vai possibilitar um trânsito mais racional e maior fluidez do tráfego, com mais qualidade de vida para população”, afirmou.