Plano de Ação João Pessoa Sustentável prevê requalificação de áreas da Capital

por Clarisse Oliveira — publicado 16/08/2017 21h00, última modificação 03/07/2019 16h24
Vereador Lucas de Brito (PSL/Livres) aborda andamento de convênio entre prefeitura de João Pessoa e banco durante pronunciamento na Câmara

O vereador Lucas de Brito (PSL/Livres) destacou, na sessão ordinária desta quinta-feira (17), que o Plano de Ação João Pessoa Sustentável prevê a requalificação de áreas importantes da Capital, como a transformação do antigo lixão do Róger em reserva ambiental, a reestruturação de áreas entorno da avenida Beira Rio, além da realização do Plano de Mobilidade Urbana.

O parlamentar ressaltou que a reestruturação da área da Beira Rio é importante, pois envolve ações como o reassentamento famílias que vivem em moradias precárias e a realização de serviços de preservação do Rio Jaguaribe.

Plano de Ação João Pessoa Sustentável faz parte do Programa Cidades Emergentes, convênio firmado entre a Prefeitura da cidade e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e prevê um investimento de 100 milhões de dólares. Para receber o investimento, a Prefeitura precisa de contrapartida de mesmo valor refletido em obras na cidade.

De acordo com Lucas de Brito, essa contrapartida já está sendo executada. “As unidades habitacionais que fazem parte da contrapartida da Prefeitura já começaram a ser entregues nos bairros de Vista Alegre, Colinas, Gramame, Saturnino de Brito, além das que serão entregues no Varadouro e São José”, elencou.

Segundo o vereador, ainda será desenvolvido um mapa de vulnerabilidade da Capital, a reestruturação de secretarias e a construção de um plano de desenvolvimento estratégico da economia local. “Estamos mais próximos de ver esse sonho que é tornar a cidade cada vez mais sustentável”, afirmou Lucas de Brito.