PMJP inaugura nova escola em tempo integral que leva nome proposto por vereador
O vereador Bira (PSD) comemorou, na manhã da última quarta-feira (28), a entrega da mais nova escola municipal em tempo integral, denominada “Lúcia Giovanna Duarte de Melo”, realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), no bairro Colinas do Sul. O nome do equipamento escolar é fruto da Lei nº 13.230/2016, de autoria do parlamentar. Ela vai contemplar mais 500 crianças e adolescentes da Capital paraibana, com ensino regular e atividades culturais e recreativas.
“Fico muito feliz em ver mais uma escola integral sendo entregue à população pessoense, uma marca de compromisso da atual Gestão Municipal, que tem garantido uma melhor qualidade de ensino às crianças e aos jovens pessoenses. Também nos engrandece por podermos prestar essa merecida homenagem à professora Lúcia Giovanna Duarte de Melo, por todo seu legado e a sua vida extremamente dedicada à educação na nossa Capital”, frisou Bira.
A inauguração da escola, realizada pela secretária de Educação do Município, Edilma Ferreira da Costa, contou com a presença da filha Larissa e de familiares da homenageada, além de vários educadores, auxiliares municipais e representantes da comunidade local.
Durante a solenidade, ainda houve apresentações culturais do Grupo de Idosos de uma Unidade de Saúde da Família (USF) do Colinas do Sul; da Banda de Fanfarra da Escola Municipal Afonso Pereira, de Mangabeira; e do Grupo de Maracatu composto por crianças e adolescentes da Escola Viva Olho do Tempo.
Sobre a homenageada
A professora Lúcia Giovanna faleceu em 12 de fevereiro de 2016, no Hospital Napoleão Laureano, em razão de um câncer no pulmão. Ela era formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora do respectivo departamento na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Além do magistério, foi responsável por atividades de extensão como o Projeto “Escola Pública, Uma Opção de Qualidade”, que foi o grande marco de sua vida, sobretudo quando implantado na Escola Estadual Experimental de Ensino e Aprendizagem Sesquicentenário, onde foi diretora. O projeto, além de modificar a vida dos alunos e pais que estavam envolvidos com aquela escola, tornou-se referência nacional quando foi premiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Foi também secretária-adjunta de Educação de João Pessoa e participou da implantação da “UFPB Virtual”.