População da Zona Oeste da capital quer pavimentação de ruas e reforma de mercado

por Jorge Rezende — publicado 01/03/2018 21h00, última modificação 01/07/2019 16h06
A reivindicação é dos moradores do Bairro dos Novais, Baleado, Cruz das Armas, Funcionários I, Jardim Planalto e Oitizeiro, feita durante mais uma audiência pública do programa ‘Câmara no Seu Bairro’

Cerca de uma centena de moradores de seis localidades da Zona Oeste da capital paraibana – Bairro dos Novais, Baleado, Cruz das Armas, Funcionários I, Jardim Planalto e Oitizeiro – participaram na noite desta quinta-feira (1º) de mais uma audiência pública do programa ‘Câmara no Seu Bairro’, promovido pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

A quinta edição do ‘Câmara em Seu Bairro’ ocorreu nas dependências da Paróquia Virgem Mãe dos Pobres, localizada à Rua Compositor Rosil Cavalcanti, 130, no Bairro Jardim Planalto. A mesa dos trabalhos foi presidida pelo vereador Lucas de Brito (PSL), 1º-vice-presidente da CMJP, e secretariada pelo vereador João dos Santos (PR), 2º-vice-presidente da Casa Napoleão Laureano.

Ainda compuseram a mesa padre Josenildo, pároco do Jardim Planalto; e os vereadores Leo Bezerra (PSB) – o parlamentar mais votado nas eleições municipais de 2016 e líder da bancada de oposição na CMJP –, Milanez Neto (PTB) – líder da bancada governista na Câmara –, e Eduardo Carneiro (PRTB) – 3º-secretário da mesa diretora da Casa.

Para ouvir as reclamações e reivindicações dos habitantes da região polarizada pelo Bairro Jardim Planalto, também participaram da audiência pública os vereadores Bruno Farias (PPS), Carlão (PSDC), Helena Holanda (PP), Marcos Henriques (PT), Marmuthe Cavalcanti (PSD), Professor Gabriel (PSD) e Raíssa Lacerda (PSD) – 1ª-secretária da CMJP.

No início da audiência transmitida ao vivo pela TV Câmara, os participantes do evento acompanharam a exibição de um vídeo (reportagem) produzido pelo jornalismo da Secretaria de Comunicação da Câmara, mostrando a história do Jardim Planalto, com depoimentos de habitantes do bairro. Hoje com cerca de cinco mil habitantes, o Jardim Planalto oficialmente tem pouco mais de 20 anos de idade, mas os moradores mais antigos da comunidade habitam a área há mais de 50 anos.

“A Câmara vir de encontro ao povo e discutir os problemas do seu bairro nos deixa muito feliz (...) Vivemos um momento que a sociedade não deve mais ficar só na reclamação em casa, mas fazer política nestas oportunidades como a de hoje”, avaliou o vereador Milanez Neto. “A luta dos moradores do Jardim Planalto é a luta da Câmara e da Prefeitura de João Pessoa”, completou Milanez. Já o vereador Leo Bezerra ressaltou: “Hoje é o dia do vereador escutar a população. Estamos aqui para isso”.

Reivindicações e reclamações

Por cerca de duas horas, presidentes, diretores e representantes de associações de bairros; integrantes e participantes do Orçamento Participativo (antigo Orçamento Democrático); donas de casa, aposentados, estudantes, profissionais liberais e agentes políticos de bairros da Zona Oeste de João Pessoa se revezaram na tribuna da audiência pública para falar e apontar os problemas e reivindicações dos moradores da região.

O principal problema recorrente apontado praticamente por todos os debatedores foi falta de infra-estrutura adequada no Jardim Planalto e adjacências, mais especificamente a necessidade de calçamento em um grande número de ruas da localidade, que há décadas tem causado transtorno para a vida da população local. Em segundo lugar veio a necessidade urgente do poder público recuperar, ordenar e reformar o Mercado Público de Oitizeiro, um dos mais antigos e tradicionais da capital paraibana.

Também foram apontados pela população temas relacionados à falta de uma política de segurança no trânsito na região, principalmente com a ausência de faixas de pedestres; falta de equipamentos e estruturas adequados nos Postos de Saúde da Família (PSF); o aumento da violência e falta de segurança pública; precariedade nos transportes públicos e ausências de abrigos nas paradas de ônibus; praças necessitando de reformas; iluminação pública precária; e a necessidade de investimento em esgotamento sanitário.

Inovação e cidadania

O ‘Câmara no Seu Bairro’ é uma das iniciativas inovadoras realizadas pela atual gestão da Casa Napoleão Laureano, que tem como principal objetivo aproximar ainda mais o Legislativo dos cidadãos. Em 2017, foram quatro edições do projeto: em Mangabeira, Valentina Figueiredo, Praia da Penha e Bairro dos Estados. A cada edição, uma comunidade pessoense recebe uma comitiva composta por vereadores, assessores e a estrutura necessária para realizar as audiências públicas, durante as quais os moradores têm a oportunidade de apresentar suas necessidades diretamente aos parlamentares.

“Escutamos as demandas dos moradores de Mangabeira, Valentina, Praia da Penha, do Bairro dos Estados e agora no Jardim Planalto. E encaminhamos as reivindicações aos órgãos competentes para solucioná-las. Afinal, a Câmara existe justamente para ser a voz do povo e vamos continuar a ouvir os moradores de nossas localidades por todo este ano de 2018”, volta a comentar o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB).

Os encontros do ‘Câmara no Seu Bairro’ são realizados em parceria com escolas, associações, ongs e lideranças locais que possam contribuir com a identificação das carências e apontar saídas. Ao final de cada encontro, a Câmara encaminha aos órgãos competentes as reivindicações da população do bairro.

Por meio do ‘Câmara no Seu Bairro’, os pessoenses têm um contato mais direto com os seus representantes. Além de aproximar os cidadãos, a iniciativa tem como meta conscientizar a comunidade sobre a importância de sua participação política.