Prefeito participa da abertura dos trabalhos legislativos de 2021 da CMJP

por Haryson Alves — publicado 23/02/2021 00h00, última modificação 23/02/2021 13h15
Colaboradores: Fotos: Olenildo Nascimento
Cícero Lucena salientou a união de forças entre o Executivo e o Legislativo anunciando ações realizadas nos 54 primeiros dias de seu governo

O prefeito Cícero Lucena (Progressistas) participou da abertura dos trabalhos legislativos de 2021 da Câmara Municipal de João pessoa (CMJP), de forma remota, em sessão solene, realizada nesta manhã de terça-feira (23). O chefe do Executivo reafirmou a parceria com o Legislativo, lembrando que o foco neste momento ainda é a luta contra o coronavírus (Covid-19). Ele reforçou o novo decreto, citando ações de distanciamento entre a população, toque de recolher, restrições ao uso de espaços públicos e novos horários para o comércio nos próximos 15 dias na Capital.

Há dificuldades à frente, mas nos colocamos à disposição da Câmara e conto com os vereadores para trabalharmos a favor da vida e do desenvolvimento social, construindo um futuro mais humano, solidário e inovador para João Pessoa. O vice-prefeito Leo Bezerra (Cidadania) é oriundo da Casa Napoleão Laureano e tem somado à nossa gestão com o compromisso e responsabilidade que trouxe da Câmara. Garanto que as emendas impositivas serão respeitadas e cumpridas e tenho o prazer de anunciar o líder de nosso governo na CMJP: vereador Bruno Farias (Cidadania)”, informou Cícero Lucena.

A recomendação do prefeito foi que os cidadãos saiam de casa apenas quando necessário e ratificou a importância de se continuar tendo cuidados como o uso de máscaras, álcool gel e de lavar as mãos. “Não é momento para aglomerações ou festas. Devemos todos nos cuidar e cuidar do próximo. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) atenderão apenas casos de Covid-19; serão mais 60 leitos de UTI; e estamos implantando cinco usinas de oxigênio para atender as unidades de saúde. Para salvar vidas e preservar empregos, o decreto estabelece o fechamento da orla com permissão para a prática de esportes individuais; toque de recolher das 22h às 5h; regras rígidas para o funcionamento de escolas e fiscalização rigorosa do número de pessoas em estabelecimentos comerciais. Evitar a infecção ainda é o melhor remédio”, salientou o prefeito.

Entre ações em várias áreas, Cícero Lucena mencionou que reuniu os prefeitos da Região Metropolitana criando o “Metro Mais”, um consórcio envolvendo 12 municípios da Grande João Pessoa. “Esta iniciativa, que passará pela Câmara, vai ampliar o diálogo e as ações envolvendo Meio Ambiente, Saúde, Mobilidade, Segurança Pública e Infraestrutura, entre outras”, citou. Além disso, o prefeito garantiu que, retomaram-se, através de convênio com o Hospital da Unimed, os transplantes de coração, fígado e rins; além do Plano João Pessoa Cidade Sustentável, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), iniciativa com investimentos de U$ 200 milhões em 60 projetos de urbanização, tecnologia, preservação do meio ambiente e mobilidade urbana.

Conforme assegurou o prefeito, também serão ações desta gestão municipal a transformação do Lixão do Róger em um parque sócio-ambiental; a criação da Secretaria de Integridade e Governança, visando a implementar uma política de combate a desvios e irregularidades no Município; a implantação do Prontuário Eletrônico, que ocorrerá através da informatização das Unidades de Saúde; a entrega de medicamentos em casa para os pacientes de doenças crônicas; e a reestruturação do Programa de Microcrédito para atender as novas necessidades do mercado.

Reitero meu respeito pela Câmara como ‘grande caixa de ressonância’ do desejo popular. É hora de unir forças, ainda que virtualmente, para que a vacina chegue para todos, para que não falte emprego e para que os empreendedores tenham oportunidade de crescer com o auxílio de uma gestão que seja parceira do cidadão e que o desejo de fazer mais e melhor seja nossa bússola. Juntos venceremos essa luta pela vida”, finalizou seu discurso, Cícero Lucena.

Confira alguns pontos da prestação de contas que o prefeito realizou na Câmara

Habitação

Na Habitação, foram entregues 192 apartamentos no Residencial Vista do Verde I para 800 pessoas que viviam em situação precária. Entre elas, famílias que viviam em um PSF abandonado no Jardim Veneza. No lugar, em breve, será construída uma creche para que as mães tenham direito de trabalhar, enquanto seus filhos são bem cuidados.

Educação

Mais de 10 mil novos alunos chegaram à rede educacional, superando a marca de 70 mil matrículas, retomando o índice de 17 anos atrás. A merenda escolar foi transformada na entrega de cestas básicas para os alunos durante o período da pandemia e foi adotado o uso da plataforma Google For Education, permitindo um ensino de qualidade para todos, comparado ao da iniciativa privada e foram destravadas as reformas de 45 escolas que se encontravam fechadas.

Segurança Nutricional

Foi entregue o Restaurante Popular Fábio Fernandes Fonseca, na avenida Maciel Pinheiro, oferecendo alimentação a R$ 1,00. São 1.300 almoços diários e a mudança de fornecedor trouxe uma economia de R$700 mil ao ano. Isso garantirá mais 120 mil refeições.

Esporte

Serão revitalizados o gramado e a estrutura hidráulica no Estádio da Graça, em Cruz das Armas. Também serão reformados os Centros de Treinamento Ivan Tomaz, no Valentina, e Wilsão, em Mangabeira. O mesmo ocorre com a pista de corrida e academia de ginástica da terceira idade e com a mudança do piso da quadra no Ginásio Hermes Taurino, em Mangabeira. Além disso, o Parque das Três Lagoas, em Oitizeiro, receberá raias para a promoção da prática da canoagem olímpica. Também há diálogos com parceiros de outros Estados para a realização dos Jogos de Verão, Meia Maratona e a Grande Maratona Internacional de João Pessoa.

Emprego

Foi desenvolvido o Painel de Gestão e Empregabilidade e implantado o Sistema Eletrônico de Atendimento para dar mais agilidade e velocidade nos serviços ofertados, com agendamento exclusivo por telefone, para evitar aglomerações durante a pandemia.

Saúde da Mulher

Implantou-se o Programa Saúde da Mulher, através de um novo Plano de Rastreamento Mamográfico. A intenção é viabilizar o atendimento para mamografias em mulheres de 40 a 70 anos no mês do aniversário de cada uma. O Hospital Santa Isabel passará em breve a ser referência no atendimento de mastologia, realizando exames e procedimentos especializados na área.