Presidente avalia que Câmara está na vanguarda e em sintonia com a cidade de João Pessoa

por Jorge Rezende — publicado 14/11/2017 22h00, última modificação 18/07/2019 18h15
As comemorações dos 70 anos da CMJP, segundo o vereador Marcos Vinícius (PSDB), é um resgate da história num momento de transformações no Brasil e no mundo

As comemorações relativas aos 70 anos de reinstalação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) demonstram, segundo o presidente da Casa, vereador Marcos Vinícius (PSDB), o quanto o Poder Legislativo pessoense está em sintonia com a cidade e seus habitantes. Para o presidente, o resgate da história e as inovações empreendidas pela atual legislatura, num momento de transformações no país e no mundo, têm colocado a CMJP na vanguarda. A reinstalação da Câmara ocorreu no dia 14 de novembro de 1947, após processo de redemocratização do país.

“As ações alusivas aos 70 anos da Câmara representa uma sintonia com a cidade. A Câmara foi sempre muito altiva, corajosa. Uma Câmara que teve a coragem de enfrentar tempos difíceis como a própria ditadura. E é dessa forma que a gente acredita que devemos fortalecer cada vez mais o Legislativo”, avalia Marcos Vinícius, acrescentando: “Nesses 70 anos, estamos resgatando essa história, dos parlamentares que já passaram por esta Casa, que deixaram suas marcas, suas identidades. Eles tiveram uma contribuição muito valiosa a esta cidade e por isso estamos ouvindo todos os ex-vereadores e os atuais vereadores”.

O presidente também ressalta a atualidade dos assuntos trazidos para discussão na Casa. “Também estamos trazendo vários temas nacionais, sendo discutidos pelos parlamentares e com a sociedade. E temos crescido muito com a passagem dos 70 anos da Câmara de João Pessoa”, aponta o vereador, informando que tem conversado com prefeitos e ex-prefeitos de João Pessoa e de outras cidades e que eles têm dito que o mais importante que fizeram na vida foi quando foram ou estão gestores de suas cidades, pois aí é que eles puderam ter um cuidado maior com as pessoas.

“Eu vou um pouco além. O Legislativo também é isso, mas é até muito mais importante, porque estamos diariamente em contato com as pessoas, conversando, dialogando, mexendo e ajudando a construir vidas. É dessa forma que eu acho: o Legislativo tem que escutar a população, discutir todo tipo de tema e não ter receio de enfrentar os problemas atuais, já que o mundo e o país passam por transformações”, afirma Marcos Vinícius. “A nossa Câmara Municipal tem sido vanguarda nisso, sempre com um passo à frente, procurando estar perto dos cidadãos (…) E espero uma Câmara daqui pra frente cada vez mais destemida, corajosa, do diálogo e na vanguarda”.

O vereador

Eleito presidente da Câmara de João Pessoa em 1º de janeiro deste ano para o biênio 2017/2018, Marcos Vinícius Sales Nóbrega nasceu a 3 de junho de 1960. Baiano e advogado por formação, foi terceiro suplente de vereador pelo PDT no período de 1993 a 1996. Elegeu-se vereador da capital paraibana pela primeira vez em 1996, sendo reeleito em 2016 para seu quinto mandato pelo PSDB, com 5.052 votos.

Atualmente, ele também responde pela Secretaria Geral do Diretório Municipal do PSDB de João Pessoa e exerceu a função de secretário municipal da Comunicação de João Pessoa no período de 2014 a 2016.

Como jornalista, atuou no extinto jornal O Norte e foi diretor comercial do também extinto jornal O Momento. Já como publicitário, trabalhou nos jornais O Norte, O Momento, Correio da Paraíba e A União.

Marcos Vinícius foi presidente da Associação Beneficente dos Moradores de Tambiá, do Conselho Comunitário do mesmo bairro, diretor do Departamento de Apoio ao Estudante da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e coordenador-geral do Centro da Juventude de João Pessoa.

No Centro Universitário João Pessoa (Unipê), foi coordenador geral do I, II e III Seminário de Estudos Jurídicos e Constitucionais e secretário geral do Diretório Central dos Estudantes e do Diretório Acadêmico de Direito.