Presidente da Associação Paraibana de Autismo é a mais nova cidadã pessoense

por Pedro Júnior (Assessoria do vereador) — publicado 04/04/2017 21h00, última modificação 02/07/2019 11h41
CMJP concedeu título à Hosana de Freitas Carneiro em sessão solene realizada em um hotel da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) concedeu, na noite da quarta-feira (5), o Título de Cidadã Pessoense à Fundadora e Presidente da Associação Paraibana de Autismo (APA), Hosana de Freitas Carneiro. A sessão solene e a honraria, propostas pelo vereador Bruno Farias (PPS), aconteceram no auditório do Hardman Praia Hotel, em Manaíra, onde foi secretariada pelo vereador Humberto Pontes (PTdoB). Natural de Riacho dos Cavalos, no interior da Paraíba, Hosana é empreendedora social atuando em prol das pessoas com autismo e seus familiares. É a atual presidente da APA e uma das fundadoras da ASAS – Associação de Pais, Amigos e Simpatizantes dos Autistas. A sessão foi precedida de uma palestra de Ana Luiza Roncati, mestranda em Psicologia Experimental na USP, que falou sobre o “Ensino em ambiente natural com foco em linguagem”, em que abordou o comportamento dos pais e profissionais com relação ao atendimento a crianças com autismo.

Composição da mesa da Sessão Solene para entrega de Título de Cidadã Pessoense[/caption] O vereador Bruno Farias lembrou que a homenageada tem um histórico compromissado com a inclusão das pessoas com autismo na sociedade paraibana, e destacou a dedicação, compromisso entusiasmo e amor com que desenvolve seu trabalho. “O amor é o combustível que move as ações da APA e impulsiona o coração generoso e solidário de Hosana a transformar o sacrifício em alegria, a dor em felicidade, as dificuldades em desafios e a superação em esperança”, justificou o parlamentar. A nova cidadã pessoense recebeu várias homenagens de crianças autistas, num momento dos mais emocionante do evento, arrancando aplausos da plateia que lotou o auditório. Emocionada, Hosana Carneiro falou de sua alegria em contribuir com as pessoas com autismo: “Agradeço ao vereador Bruno Farias pela grandeza da homenagem, titulo que conquistei com o amor dedicado aos meus meninos autistas. Meu coração não cabe de tanta alegria e a emoção toma conta de mim; choro mais de tanta emoção; todos nessa solenidade são especiais; beijo azul no coração de todos”.