Presidente da CMJP apresenta projeto para dar nome do jornalista Eduardo Carneiro a Praça no Portal do Sol

por Suetoni Souto Maior — publicado 07/05/2021 11h20, última modificação 07/05/2021 11h20
Colaboradores: Foto: Reprodução Arquivo Pessoal
O nome do ex-diretor adjunto de comunicação será dado a equipamento a ser construído no bairro que ele desejava morar com a família

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley (Avante), apresentou nesta sexta-feira (7) projeto de lei que presta homenagem ao jornalista Eduardo Carneiro. O nome dele será dado a uma praça que será construída no bairro Portal do Sol, onde o ex-diretor adjunto de Comunicação da Casa fazia planos de ir morar com a família. O jornalista faleceu no último sábado (1º), vítima de consequências da Covid-19.

De acordo com o projeto, o logradouro será chamado Praça Jornalista Antônio Eduardo Carneiro. O espaço, com projeto já elaborado pela prefeitura de João Pessoa, fica localizado entre a avenida Governador Antônio Mariz e as ruas Ana de Fátima Gama Cabral, Jacira Soares dos Santos e Aluízio da Silva, no Portal do Sol.

É uma homenagem justa, para um jornalista que fez história na Paraíba pela sua correção e generosidade. Ele, enquanto profissional, serviu de parâmetro para vários repórteres que foram seus aprendizes e admiradores”, disse Dinho, lembrando que enquanto diretor adjunto da Câmara Municipal, Eduardo se notabilizou pela capacidade de contribuir para que a Casa do Povo se aproximasse mais e mais do cidadão.

Em reunião ocorrida nesta semana, com a participação do secretário de Comunicação de João Pessoa, Marcos Vinícius, o secretário de Infraestrutura da Prefeitura, Rubens Falcão, sinalizou que o projeto será inserido do plano de obras da pasta e a perspectiva é que elas sejam iniciadas ainda neste ano. O jornalista, vale ressaltar, também ocupou o cargo de secretário adjunto de Comunicação do Município.

Eduardo Carneiro nasceu em Mulungu-PB e completaria 52 anos nesta sexta-feira, 7. Ele atualmente era diretor adjunto de comunicação da Câmara Municipal de João Pessoa. Paralelamente, era sócio proprietário da pizzaria Capitão Farinha.

Ao longo de quase 30 anos, atuou como jornalista em diversos veículos de comunicação como Jornais O Norte, Correio da Paraíba e A União. Nesse último, foi responsável, enquanto editor geral, pela implantação da edição vespertina do mais antigo jornal do Estado. Ainda na área de impresso, Antônio Eduardo Carneiro atuou como editor da Revista Nordeste. Já no telejornalismo, teve uma rápida passagem num projeto da TV Correio.

No rádio, Eduardo Carneiro também teve uma passagem na produção de notícias da Cabo Branco FM e chegou a ser coordenador de produção jornalística na 98 FM. Na assessoria de imprensa, desenvolveu inúmeros trabalhos, incluindo a atuação jornalística nos bastidores de algumas campanhas políticas. A partir daí, foi alçado a funções estratégicas nas comunicações corporativas de governos tanto do Estado, quanto da prefeitura de João Pessoa, onde atuou como secretário de comunicação adjunto na gestão de Luciano Cartaxo.

Ao longo de toda a sua carreira, Antônio Eduardo construiu uma trajetória marcada pela competência, ética e capacidade de partilha dos seus conhecimentos. Por onde passou uniu pessoas, equipes e fez amigos.