Presidente da Fundação Casa de José Américo recebe honrarias da CMJP

por Paulo de Pádua — publicado 22/11/2018 22h00, última modificação 01/07/2019 10h59
Para o professor Damião Ramos Cavalcanti, as homenagens recebidas na noite dessa quinta-feira (22) são muito significativas

O presidente da Fundação Casa de José Américo de Almeida, Damião Ramos Cavalcanti (professor, escritor, advogado e poeta) recebeu, na noite desta quinta-feira (22), o Título de Cidadão Pessoense e a Medalha Cultural Ariano Suassuna, pelos relevantes serviços prestados à área de ensino, educação e cultura de João Pessoa. Para o professor, as homenagens recebidas são muito significativas. “São honrarias muito importantes”. E completou: “João Pessoa é a cidade onde eu mais morei e dediquei boa parte de minha vida profissionalmente”, disse. Natural do município de Pilar (terra do escritor e romancista José Lins do Rego), Damião Ramos viveu boa parte de sua infância em Itabaiana e com apenas 11 anos veio morar e estudar na Capital paraibana. “Me consagro, agora, como cidadão pessoense”, comentou Damião, que é membro da Academia Paraibana de Letras, da Associação Paraibana de Imprensa e da Academia Paraibana de Cinema.22.11.18_SS_Título_medalha_damiãoramos_ft_jsantos 057Bastante emocionado, o homenageado disse que “ser pessoense não é um título, mas uma vida”. E completou: “Pode haver uma vida sem título. Agora, como se explica um título sem vida. É como uma garrafa sem rótulo e vazia”. As honrarias foram entregues pela vereadora Sandra Marrocos (PSB). Na Tribuna, a parlamentar fez questão de ressaltar que tem critérios para apresentar e propor qualquer tipo de homenagem no Poder Legislativo Municipal. Para ela, as pessoas que são agraciadas com honrarias precisam ter uma extensa folha de serviços prestados à cidade e ao povo pessoense. “E o professor Damião Ramos Cavalcanti tem todos esses pré-requisitos”, assegurou. Além da vereadora e do homenageado, a mesa de honra foi composta por: Astênio Fernandes, (representante da Família José Américo de Almeida), Severino Ramalho Leite (diretor-presidente da Agência de Regulação do Estado da Paraíba), Major Euller Chaves, (Comandante da Polícia Militar da Paraíba), Gonzaga Rodrigues (escritor, jornalista e membro da Academia Paraibana de Letras), Mário Tourinho (membro da Academia Paraibana de Ciência e Administração), Berilo Ramos Barbosa (ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba) e Josete Lins Rodriguez (diretora do Museu da Casa de José Américo de Almeida). A sessão especial ainda reuniu intelectuais, amigos e familiares do homenageado.22.11.18_SS_Título_medalha_damiãoramos_ft_jsantos 186Biografia Em 1966, o professor Damião Ramos viajou para a Itália e na capital, Roma, realizou seus estudos de graduação e pós-graduação em Filosofia. Também esteve em Paris, capital da França, onde fez, entre 1978 a 1983, pós-graduação em Sociologia da Educação pela universidade de Sorbonne. Foi professor da UFPB, com serviços prestados como docente e dirigente da instituição. Damião também participou da fundação da UEPB em Guarabira, da Unipê e da FESP em João Pessoa. É membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ocupa a cadeira 33 da Academia Paraibana de Letras (APL), além de presidente da Casa da Cultura Paraibana. Clique aqui e veja fotos da solenidade.