Presidente da OAB-PB recebe Cidadania Pessoense e medalha
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), Paulo Antônio Maia e Silva, recebeu, nesta quarta-feira (30), o Título de Cidadão Pessoense e a Medalha Cidade de João Pessoa. A outorga das honrarias foi proposta, respectivamente, dos vereadores Lucas de Brito (PSL) e Bruno Farias (PPS), e a sessão solene aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).
“É possível ser político no Brasil sem ser corrupto. Nós advogados da Paraíba mostramos para o mundo que aqui há homens decentes. A honraria de hoje muito mais me toca e me motiva para exercer a profissão que tanto amo. Já fiz muitos planos pessoais, mas com o passar do tempo e minha experiência com Deus, percebi que minha vida seria mais valiosa se me dispusesse a servir aos outros, a abrir espaço para quem precisar crescer, a somar”, discursou Paulo Maia.
Após citar dezenas de nomes em agradecimento, inclusive dos presentes em Plenário, o presidente da OAB-PB revelou que algo maior que a vontade de estar à frente da OAB-PB, era o compromisso latente com algo muito maior através desse trabalho: servir ao próximo.
Parlamentares justificam homenagem
“Muitos poderão querer lhe silenciar, mas que o fato reconhecido hoje, de que a população pessoense está ao seu lado, lhe sirva de estímulo para continuar excelente no exercício do seu trabalho à frente de uma instituição tão importante para a democracia”, discursou Lucas de Brito.
Após dedicar a homenagem também a todos os advogados da Paraíba, Lucas salientou a importância da profissão para o caminho do desenvolvimento social. Ele ainda citou qualidades que cada advogado deve lapidar no seu ofício, como honestidade, disciplina e profissionalismo.
“Acho que devemos ter firmeza de posição. Na política e em outras práticas, fidelidade e lealdade à palavra empenhada são primordiais”, comentou Bruno Farias (PPS). O parlamentar falou da admiração que tem pelo homenageado e revelou que ela surgiu a partir de uma conversa em um café a partir da qual percebeu atitudes que demonstraram haver em Paulo Maia grandeza de espírito.
“As qualidades morais de Paulo Maia devem também ser aplaudidas e merecedoras de honrarias. Gostaria de ressaltar a sua face humana, a que mais conheço na intimidade. A do cristão católico praticante, do estudioso da Bíblia e devoto de Maria, do filho que contempla a misericórdia, do homem de sua esposa, do pai que é Paulo Maia, da figura que, em três meses de mandato, já fez admiráveis ações à frente da OAB-PB”, afirmou Bruno.
Sobre o homenageado
Em novembro do ano passado, com 3.806 votos, Paulo Antônio Maia e Silva foi eleito presidente da OAB-PB para o triênio 2016-2018. Ele nasceu em Recife (PE), em 17 de janeiro de 1969, mudou-se para João Pessoa e deu início a sua atuação na advocacia paraibana em 1994. Paulo Maia é mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); professor das disciplinas de Direito do Trabalho I e II do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê); da Pós-Graduação de Direito do Trabalho e Direito Previdenciário da instituição; e de alguns módulos na Pós-Graduação de Direito do Trabalho da Escola Superior da Advocacia da Paraíba (ESA-PB). Além disso, é ex-professor do Curso de Direito da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus Guarabira; e do Curso de Direito do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).