Presidente do Sindicato dos Comerciários de Joinville recebe homenagem na CMJP

por Damião Rodrigues — publicado 01/06/2016 21h00, última modificação 16/07/2019 18h07
O homenageado com o Título de Cidadão Pessoense, Waldemar Schulz Júnior, nasceu em Joinville, Santa Catarina, em 10 de janeiro de 1958.

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Joinville, Waldemar Schulz Júnior recebeu, na tarde desta quinta-feira (2), o Título de Cidadão Pessoense. A sessão solene proposta pelo vereador Chico do Sindicato (PTdoB) aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Compuseram a mesa da solenidade o propositor e o homenageado, o vereador Bruno Farias (PPS), o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ), Rodrigo Fachine; o diretor de Administração e Finanças da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Tufi Michreff Neto; o presidente da União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG), José Clóvis Rodrigues; o presidente da UGT-PB, Romero Baunilha; e o secretário de Imprensa da UGT Nacional, Marcus Afonso de Oliveira.

 

Em seu discurso de justificativa, o parlamentar fez um breve histórico da trajetória profissional do homenageado e destacou seus envolvimentos com ações sociais e com os movimentos sindicais. Ele destacou que em Dezembro de 2007, o homenageado foi indicado pelos seus companheiros, para presidir a União Geral dos Trabalhadores de Santa Catarina (UGT-SC), da qual é presidente até os dias de hoje.

Mazinho, como é mais conhecido, é um articulador nato e tem o gosto pela política ‘caipira e romântica’, como ele sempre diz, aquela do tempo dos nossos pais, ‘o fio do bigode’, livre de interesses que não sejam os comuns ao povo. Com seu perfil afável e carismático, é constantemente convidado pelas demais UGT Estaduais, tendo viajado diversas vezes para João Pessoa, onde esteve reunido com várias entidades sindicais, para fortalecer a UGT Paraibana”, justificou Chico.

 

Romero Baunilha falou que o novo cidadão pessoense é um ser humano de grande coração aberto, de sorriso leve e representou grande força para concretização da UGT-PB. Já o vereador Bruno Farias destacou a emoção estampada nas faces de todos presentes pela satisfação de participar de tão justa homenagem.

O homenageado agradeceu aos vereadores pela aprovação unânime da honraria, a seus familiares, amigos e colaboradores pela parceria na sua trajetória de vida. “Esta honraria acontece porque defendo a classe trabalhadora e os menos favorecidos de nosso país. Recebo com profundo respeito e satisfação. Minha vocação é uma missão, um sacerdócio sindical. Sou um homem de esperança. Meus sonhos continuam cada vez mais vivos. Espero poder retribuir por esta horaria, contribuindo ainda mais com esta cidade e com nosso país. Contem sempre comigo. A vida é feita de amigos, amigos para sempre. Obrigado. Obrigado. Obrigado. Viva João Pessoa”, discursou.

 

O novo cidadão pessoense sugeriu a oficialização de uma parceria ou convênio entre Joinville e João Pessoa para realização de um intercâmbio cultural, que deverá estreitar os laços entre as duas cidade. Ele destacou que jovens bailarinos pessoenses estudam na escola Bolshoi Brasil, localizada em Joinville e única escola do Bolshoi fora da Rússia.

Também prestigiaram a sessão especial outras autoridades e representantes sindicais; além de amigos e familiares do homenageado que vieram a Capital pessoense para prestigiar a entrega da honraria. Os cantores líricos Jacira e Ricardo, conterrâneos do homenageado, emolduraram a solenidade com as canções: My WayNessun Dorma,Amigos para Sempre e Grandioso És Tu.

Waldemar Schulz Junior nasceu em Joinville, Santa Catarina, em 10 de janeiro de 1958. Foi eleito vereador de Joinville para legislatura de 1997 a 2000. Começou a trabalhar muito cedo, aos 14 anos já tinha sua carteira de trabalho assinada e aos 22 anos, entrou como assessor administrativo no Sindicato dos Empregados no Comércio de Joinville e Região. Cinco anos mais tarde, aos 27 anos, assumiu como Diretor Social do Sindicato. Atualmente é o presidente do Sindicato dos Comerciários de Joinville.