Previne Brasil: vereador cobra repasse por desempenho a profissionais da Saúde

por Clarisse Oliveira publicado 19/08/2021 13h47, última modificação 19/08/2021 13h47
Colaboradores: Foto: Juliana Santos
Junio Leandro (PDT) salientou que medida foi aprovada na cidade de Cabedelo e é completamente viável na Capital paraibana

O vereador Junio Leandro (PDT) cobrou a instituição de gratificação por desempenho de metas aos servidores da atenção primária da Saúde referente ao programa federal Previne Brasil. O parlamentar salientou que a medida foi implantada no município de Cabedelo a partir de uma lei do Executivo Municipal e desde o início do ano que cobra a implantação pelo Executivo pessoense. Junio Leandro foi o primeiro orador na sessão desta quinta-feira (19), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Estamos no mês oito e venho mais uma vez solicitar a sensibilidade do prefeito Cícero Lucena e do secretário Fábio Rocha para que tire do papel esse programa que visa a mandar recursos de acordo com os cadastros e metas desses profissionais, sempre alcançados”, cobrou o vereador se referindo aos profissionais de atenção primária que são, segundo ele, “a porta de entrada do SUS e precisam de valorização”.

Junio Leandro afirmou ainda que o Município tem dificuldade de cadastrar os dados coletados pelos profissionais para que sejam enviados ao Ministério da Saúde, resultando na perda de recursos federais. “Com falta de digitador, o município sobrecarrega o profissional, fazendo com que essas categorias exerçam dupla função para digitar os dados. Esse números não voltam para os trabalhadores terem ciência de que realmente foram enviados. Assim, por falta de envio, o Município perde recursos e a culpa é colocada em cima dos trabalhadores”, explicou.

O vereador relatou que houve o pedido para que as enfermeiras enviassem mensalmente um relatório de supervisão contendo a relação das atividades exercidas pelos agentes de saúde. “O enfermeiro supervisiona no caráter orientativo o agente para que construam um melhor trabalho junto à sua comunidade. Com esse documento, a categoria dos agentes passa a entender como um meio de assediar moralmente, colocando em xeque o trabalho da categoria”, explicou o parlamentar, enfatizando o incômodo da medida.

Não tenho problema em estar aqui elogiando o que a gestão faz de bom, mas não posso fechar os olhos para minha atribuição enquanto vereador que é cobrar quando o Executivo deve ser cobrado”, ressaltou o parlamentar parabenizando o secretário Kaio Márcio pela reinauguração do campo de futebol Wilsão. “Nunca vi o equipamento com tão belos gramado e estrutura. Nada mais justo do que parabenizar Kaio Márcio e a gestão pelo trabalho que vêm desenvolvendo na área do esporte”, elogiou.

Em aparte, os vereadores Marcos Henriques (PT) e Zezinho Botafogo (Cidadania) também parabenizaram o trabalho feito pela secretaria de esportes da Capital. Marcos Henriques cobrou ainda mais efetividade na administração da Saúde na Capital. “O que o povo quer é ser atendido, não precisar esperar seis meses numa fila de cirurgia”, afirmou o petista. Zezinho ainda rebateu Marcos Henriques ressaltando que o prefeito Cícero Lucena recebeu a cidade com inúmeros problemas, mas que “em pouco tempo teve a capacidade de já mostrar resultados”, defendeu.