Primeiros socorros à população é preocupação da CMJP

por Damião Rodrigues — publicado 07/04/2017 21h00, última modificação 02/07/2019 10h27
Recentemente, foi aprovada uma Indicação para que a Prefeitura instale postos em mercados públicos da Capital

Com a finalidade de prestar um rápido atendimento às pessoas que, por ventura, sejam acometidas por algum problema de saúde, o vereador Eduardo Carneiro (PRTB) sugeriu à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de Indicação, a instalação de postos de primeiros socorros nos mercados públicos da Capital.

A preocupação, que envolve toda a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), foi aprovada em Plenário no último dia 29 de março, por unanimidade, e já remetida ao Executivo.

A sugestão tem por finalidade a proteção e agilidade no atendimento de pessoas que sofram cortes, ou passem mal nesses mercados, tendo em vista a alta aglomeração de pessoas diuturnamente nesses locais.

O parlamentar destaca que, desta forma, o equipamento possibilitará atendimento a população que transita, nesses locais, um atendimento urgente, como ocorre nos shopping centers da Capital paraibana.

Leis garantem atendimentos em casas de shows e condomínios

Na legislatura passada, o então vereador Bira elaborou um Projeto de Lei (PL), cujo conteúdo dispôs que casas de shows e eventos, com público superior a duas mil pessoas, ficam obrigadas a disponibilizar equipe profissional da área de saúde, com suporte para atendimento dos primeiros socorros nas eventuais emergências.

Já o ex-vereador Geraldo Amorim instituiu que todos os condomínios residenciais, verticais e horizontais, localizados no município de João Pessoa, sejam obrigados a promover o curso, e o respectivo treinamento, sobre primeiros socorros para os seus funcionários.

Os vereadores Raíssa Lacerda (PSD), Pedro Alberto Coutinho (PHS) e Bruno Farias (PPS) também criaram legislação que dispõe que os estabelecimentos comerciais, tipo shopping centers com mais de 30 lojas e empresas com mais de 100 funcionários, disponibilizem aos clientes e funcionários, o serviço de posto de primeiros socorros.