Professor de Direito e constitucionalista recebe Título de Cidadão Pessoense

por Da Assessoria do Vereador (Thaís Cirino) — publicado 30/10/2019 13h24, última modificação 30/10/2019 13h24
Colaboradores: Fotos: arquivo pessoal do Vereador
A honraria, proposta pelo vereador Lucas de Brito (PV), foi entregue a parentes de Paulo Bonavides em solenidade realizada no auditório da Justiça Federal

O vereador Lucas de Brito (PV) concedeu ao professor de Direito e constitucionalista, Paulo Bonavides, o Título de Cidadão Pessoense, em solenidade realizada nesta terça-feira (29), na Capital. A honraria foi entregue a parentes do professor, durante evento realizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que também lhe prestou uma homenagem com o título de Doutor Honoris Causa.

Na ocasião, Lucas destacou os relevantes serviços prestados à cidade de João Pessoa e às letras jurídicas do país. “Esta foi uma homenagem aprovada pela Câmara Municipal de João Pessoa ainda em 2013 e, agora, tivemos a oportunidade de realizar a entrega. O professor Paulo Bonavides vem prestando um serviço essencial à formação de novos profissionais, lecionando ao longo de décadas nos cursos de graduação e de pós-graduação”, destacou.

O evento foi realizado no auditório da Justiça Federal, no bairro Pedro Gondim, em João Pessoa, e esteve integrado às atividades de comemorações de 70 anos da Faculdade de Direito da UFPB.

Sobre o homenageado

Natural da cidade de Patos (PB), Paulo Bonavides tem 96 anos. Suas atividades profissionais envolvem passagens pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pela Harvard University, pelo Seminário Românico da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, na University of Tennessee e na Universidade de Coimbra. Como professor na Universidade Federal do Ceará (UFCE), contribuiu por mais de três décadas, lecionando nos cursos de graduação e de pós-graduação.

Paulo Bonavides recebeu inúmeras condecorações, sendo Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lisboa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidad Nacional de Córdoba, Universidad Inca Garcilaso de la Vega e Universidade de Fortaleza. Também é comendador das maiores honras jurídicas do cenário nacional, a Medalha Rui Barbosa da Ordem dos Advogados do Brasil e a Medalha Teixeira de Freitas do Instituto dos Advogados Brasileiros, além de várias outras, como o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União, a Medalha da Abolição do Governo do Estado do Ceará e a Medalha Clóvis Beviláqua do Tribunal de Justiça do Ceará.