Professor de Direito recebe cidadania pessoense

por Paulo de Pádua — publicado 06/03/2020 18h38, última modificação 06/03/2020 18h38
Colaboradores: Fotos: Juliana Santos
Adriano Marteleto Godinho, natural de Belo Horizonte, se disse ainda mais apaixonado pela capital da Paraíba depois da homenagem

“Sinto-me agora, mais do que antes, um apaixonado cidadão pessoense. João Pessoa é um encanto. É meu lar e um lugar que eu escolhi para chamar de meu”. Esse foi um dos trechos do discurso do professor universitário, advogado e escritor Adriano Marteleto Godinho, natural de Belo Horizonte, que, na tarde desta sexta-feira (6), recebeu o Título de Cidadão Pessoense na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A propositura foi da vereadora Raíssa Lacerda (PSD).

Casado com a odontóloga Natália Hermam Godinho e pai de Maria Aurora, Adriano Marteleto é professor de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem Mestrado em Direito Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutorado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Lisboa e se prepara para o Pós-Doutorado na Universidade de Coimbra no próximo mês.

Marteleto já está morando na Capital há dez anos. Foi na cidade das Acácias que ele conheceu sua esposa Natália e onde nasceu a pequena Maria. O professor é filho do casal Newton Godinho e Márcia Marteleto Godinho. Familiares, amigos e alunos se fizeram presentes à solenidade.

Como educador, ele fez questão de ressaltar a dedicação e o amor que tem em lecionar. “Tenho experiência, como professor, desde os estudantes inciantes até os mais graduados. Sou professor nos cursos de especialização, mestrado e doutorado”, ressaltou. Sobre a Cidade, onde vive desde 2009, Adriano destacou seu povo cativante, as belezas de João Pessoa e afirma: “Nunca cogitei deixar essa cidade”.

Na tribuna, a vereadora Raíssa Lacerda também fez questão de lembrar que é criteriosa na escolha das personalidades que devem receber honrarias na Casa. Ela contou que “o professor, escritor, cientista e mestre Adriano Marteleto Godinho foi escolhido por ser uma pessoa humana, um excelente pai de família, um grande educador, com relevantes serviços prestados ao ensino superior da Paraíba. “Quantos advogados, juízes, promotores, procuradores, entre outros profissionais não passaram pelas mãos desse grande mestre e professor Adriano Marteleto”?, questionou Raíssa.

Para a parlamentar, Adriano é um homem de família que, ao lado de pessoas extraordinárias, criou um caráter forte, tornou-se uma pessoa de bem e um amigo de todos que o rodeiam. Ainda na tribuna, Marteleto também foi homenageado pelo professor de Direito da UFPB, Alex Teixeira, e pelos advogados Delosmar Mendonça e Rinaldo Mouzalas.

Durante a sessão, foi apresentado um vídeo com mensagens, depoimentos e imagens da Capital em homenagem ao professor. A música “Meu Sublime Torrão” (composição de Genival Macedo) foi cantada pelo Coral da Câmara Antônio Leite de Figueiredo, que conta com o preparador vocal Paulo Brasil e a regência da maestrina Socorro Estrela.