Professor e comandante da reserva da Marinha recebe homenagem na CMJP
Na tarde desta quinta-feira (5), o professor e comandante da reserva da Marinha, Edvaldo Luna Ramos, foi homenageado na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) com o Título de Cidadão Pessoense. A sessão solene, que aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena, e a homenagem foram propostas pelo vereador Dinho (PMN).
Compuseram a mesa da solenidade o propositor, o homenageado, a vereadora Eliza Virgínia (PSDB), que secretariou os trabalhos; o assessor e amigo do comandante, Luciano Rocha; e um dos irmãos do homenageado, Aguinaldo Luna Ramos. Também participaram da homenagem outros amigos e familiares do novo cidadão pessoense.
Em sua justificativa, o vereador Dinho destacou que, como diretor da Escola Náutica para Formação de Cursos Marítimos (Lunamar), em Cabedelo, na Grande João Pessoa, o homenageado já contribuiu de forma efetiva para a inserção no mercado de trabalho, através da Marinha Mercante, de diversos profissionais, notadamente de pessoas oriundas da Capital, Cabedelo e Lucena.
“Seu trabalho de responsabilidade social demonstra sua preocupação com o povo, principalmente com os cidadãos de baixa renda. Nossa cidade ganha, hoje, por receber tão ilustre filho, consciencioso do seu papel social. Mais um cidadão pessoense de fato e de direito que faz o bem e tem seus princípios refletidos no trabalho para o nosso provo”, discursou o parlamentar.
O homenageado agradeceu a honraria, destacando que as premiações e homenagens, de um modo geral, são reconhecimentos ao trabalho realizado em sua trajetória de vida. “Nada cai do céu. Tudo é fruto de um trabalho que se faz. Todos que recebem prêmios o fazem por merecer. A minha carreira militar foi exitosa: comecei como marinheiro e cheguei ao posto máximo de comandante da reserva remunerada da Marinha, com muito orgulho. Logo após a Marinha, segui o Magistério e continuo a ensinar as novas gerações. Da mesma forma que iniciei meu discurso encerro: nada vem por acaso”, refletiu.
Edvaldo Luna Ramos é natural de Recife e diretor presidente da Escola Náutica para Formação de Cursos Marítimos (Lunamar), em Cabedelo, na Grande João Pessoa. Ele leciona as disciplinas Introdução à Ciência do Direito e Direito Penal, na Graduação; Metodologia da Pesquisa Científica, Didática do Ensino Superior e Seminários de Pesquisa, na Pós Graduação; e coordenada a Pós Graduação do Curso de Direito das Faculdades Integradas de Patos. Atua como advogado, sendo membro da Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB/PB). Também é membro efetivo da Academia Patoense de Artes e Letras e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Coimbra, em Portugal.