Professor e poeta Amador Ribeiro Neto recebe Cidadania Pessoense da CMJP

por Haryson Alves — publicado 22/03/2017 21h00, última modificação 02/07/2019 17h18
Lucas de Brito (PSL) foi autor da propositura, em reconhecimento ao trabalho, produção literária e relação do paulista com João Pessoa

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) concedeu o Título de Cidadão Pessoense ao professor doutor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), poeta e crítico literário Amador Ribeiro Neto, na tarde desta quinta-feira (23). A sessão solene e a honraria foram propostas pelo vereador Lucas de Brito (PSL) e a cerimônia aconteceu no Plenário Senador Humberto Lucena, sede do Legislativo.

“A CMJP representa o sentimento de nosso povo e oficializa a entrega desta honraria a Amador Ribeiro em reconhecimento ao seu trabalho, sua dedicação em formar estudantes e dividir seu conhecimento com nossa população. Esta terra sente muito orgulho de tê-lo como seu filho e cidadão. Que sua produção continue sendo rica e diversificada, lhe possibilitando produzir e disseminar mais conhecimento”, enfatizou Lucas de Brito.

Amigos e colegas de trabalho de Amador Ribeiro prestaram homenagens ao poeta.

Entre os que usaram a palavra, a professora da UFPB Maria Vilani de Souza lembrou que Amador Ribeiro se autodenomina “pessoense da gema”, salientando as raízes fincadas pelo homenageado na Capital paraibana. Já o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Everton Barbosa Gouveia destacou que João Pessoa, em suas diversas nuances, reverbera em muitos trabalhos do poeta, revelando a relação de Amador Ribeiro com a cidade. “De fato, Amador já era cidadão pessoense e esta honraria só fez ratificar isso”, afirmou o professor da UFPB e poeta Sérgio de Castro Pinto.

Homenageado

“Receber essa homenagem era um desejo que eu guardava há anos a sete chaves”, revelou Amador Ribeiro, após relembrar suas primeiras impressões sobre a Capital: “A Lagoa, a orla marítima e o centro histórico me arrebataram de imediato e lembro que disse pra mim mesmo quando cheguei aqui: nesta cidade eu moro nem que seja vendendo coco na praia”, comentou o homenageado, citando sua relação com João Pessoa.

Poeta e professor Sérgio de Castro Pinto, Amador Ribeiro e Lucas de Brito (PSL) durante entrega do Título de Cidadão Pessoense.

“É pra João Pessoa onde volto, seja pra qualquer lugar que eu vá. Esta é a minha cidade; foi aqui que publiquei meu primeiro livro, escrevi minha dissertação de mestrado e obtive minhas maiores realizações, seja no trabalho, na relação com a cidade, seja no amor. Por isso, essa honraria me faz tão bem e feliz. Em João Pessoa reside a poesia da minha vida; sou pessoense”, finalizou Amador Ribeiro, comemorando às lágrimas.

Perfil

Amador é natural de Caconde, interior do estado de São Paulo. Em 1º de janeiro de 1991, radicou-se em João Pessoa, cidade que elegeu para trabalhar e viver. Graduou-se em Letras, é Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), além de Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Como professor do curso de Letras da UFPB, ensina Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Literatura Comparada.

Amador Ribeiro vive em JP desde 1º de janeiro de 1991.

É autor das obras “Lirismo com Siso: Notas Sobre Poesia Brasileira Contemporânea”, “Poetas da Paraíba” e “Epifania da Poesia: Ensaios Sobre Haicais de Saulo Mendonça”, entre outras. Atualmente, prepara o novo volume de “Ensaios Críticas Sobre a Poesia Paraibana Contemporânea”, livro que abordará a nova geração de poetas do Estado.