Professor e procurador pernambucano recebe homenagem na Câmara de João Pessoa

por Damião Rodrigues — publicado 29/08/2018 21h00, última modificação 02/07/2019 16h17
Leonardo José Ribeiro Coutinho Berardo Carneiro da Cunha recebeu a Medalha Cidade de João Pessoa durante solenidade nesta quinta-feira (30)

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta quinta-feira (30), uma sessão solene para homenagear, com a Medalha Cidade de João Pessoa, o doutor em Direito, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e procurador do Estado de Pernambuco, Leonardo José Ribeiro Coutinho Berardo Carneiro da Cunha. A solenidade, que foi proposta pelo vereador Carlão (PSDC) e secretariada pelo vereador Damásio Franca (PP), aconteceu no Plenário da Casa.

Carlão alegou, em seu discurso de justificativa, que o homenageado tem muita ligação com a Paraíba e com a cidade de João Pessoa, pois, além dos laços familiares, já orientou diversos alunos paraibanos em cursos de mestrado e doutorado na Universidade Católica de Pernambuco e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). “É uma honra poder conceder a maior comenda desta Casa a uma figura com tão extenso e importante currículo. O senhor tenta formar mestres e doutores, aliando sua sabedoria a sua gentileza e respeito. Transforma a história jurídica de nosso estado e país, sempre comprometido com a liberdade”, disse.

Todos os que usaram a tribuna destacaram o trabalho do homenageado em função da valorização da educação, principalmente na área jurídica, além de deixarem transparecer a satisfação de participarem de tão justa homenagem, em reconhecimento a todos os serviços prestados a sociedade.

Natércia Suassuna, tia do agraciado, falou do orgulho que sente pelo sobrinho e fez um breve relato sobre as raízes que o liga a Capital paraibana, evidenciadas no sobrenome Ribeiro Coutinho.

O homenageado falou da satisfação de receber a mais alta comenda do Legislativo pessoense como reconhecimento do seu trabalho e destacou sua íntima ligação com a cidade. “Sinto-me privilegiado e verdadeiramente honrado em receber esta grande honraria. Embora recifense, existe muito em mim de João Pessoa. São muitos laços que me ligam a esta cidade, através de muitas raízes familiares e de profundas amizades que aqui construí. Sou muito grato pela homenagem, pela medalha e pela amizade”, discursou.

A solenidade foi prestigiada por familiares, amigos, colaboradores e personalidades da área jurídica da Capital, tais como os advogados Rinaldo Mouzalas, João Otávio Terceiro Neto, Delosmar Mendonça e o juiz federal Bruno Teixeira de Paiva.

O Coral Antônio Leite de Figueiredo, da CMJP, sob a regência da maestrina Socorro Estrela e do preparador vocal e solista, Paulo Brasil, o Paulão, pontuou o evento com a execução do Hino Nacional e da canção ‘Meu Sublime Torrão’.

O homenageado

Leonardo José Ribeiro Coutinho Berardo Carneiro da Cunha possui graduação e mestrado em Direito pela UFPE (1996 e 2000), doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2010). É professor da UFPE, nos cursos de graduação, mestrado e doutorado e procurador do Estado de Pernambuco. Também participou da Comissão de revisão do Código Civil do país.

Assista a solenidade na íntegra aqui.