Professor Moaci Carneiro profere palestra e é homenageado na Câmara da Capital
O professor Moaci Alves Carneiro proferiu, no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na tarde desta quinta-feira (23), a palestra 'Os Dez Problemas Críticos da Educação do Brasil'. O evento faz parte do ciclo de palestra 'Câmara Aberta: diálogos da democracia' que integra as celebrações dos 70 anos de reinstalação do Legislativo Municipal da Capital paraibana, após a redemocratização do país. Na ocasião, o palestrante foi homenageado com o Título de Cidadão Pessoense, em uma iniciativa do presidente da Casa, vereador Marcos Vinícius (PSDB).
O professor apresentou o tema didaticamente através de dez pontos bem esmiuçados, elencando os entraves que prejudicam a educação do Brasil. “Temos em nosso país a existência de um Estado ausente que perpetra a exclusão da população negra e indígena do desenvolvimento do país. E o analfabetismo é nutrido pelo Estado brasileiro”, revelou. Para Moaci Carneiro, os destinos da educação do Brasil só mudará quando os legisladores a olharem em função de suas precedências e não apenas de suas prioridades, no momento das discussões das diretrizes orçamentárias.
O palestrante elencou os pontos essenciais para entender a problemática da educação no Brasil: no país se confunde políticas públicas, mais eficientes e duradouras, com programas públicos, temporários e ineficientes; existe uma imprecisão conceitual em relação ao processo educacional; a educação não tem gestor visível; a estrutura da educação é desarticulada; falta regulamentação do regime de cooperação entre os entes federativos; há a indefinição do conceito de sistematização da educação; ausência da implantação do 'custo/aluno/qualidade', com objetivo de financiar todas as etapas da educação; ausência de uma política de educação de massa para garantir uma escola com qualidade social; distorções operativas no financiamento da educação; e um salário docente desclassificado e uma carreira docente sempre caçada.
“É necessário enfrentar os desafios da educação observando que o todo não serve para nossas crianças. Nossas crianças precisam de tecnologia, mas antes de tudo precisam aprender a ler, escrever e a contar”, finalizou o palestrante.
Ao final da palestra, o professor Moaci Alves Carneiro, doutor pela Universidade de Paris, recebeu o certificado da Câmara Municipal de João Pessoa por sua participação no ciclo de debates que celebra os 70 Anos da CMJP.
O palestrante homenageado
Antes da palestra, o professor Moaci Alves Carneiro foi homenageado com o Título de Cidadão Pessoense em uma propositura do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Marcos Vinícius.
A palestra e a solenidade foram prestigiadas por autoridades, entre elas outros vereadores de João Pessoa, que compareceram em grande número, o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior (PMDB), o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), a deputada estadual Eliza Virgínia (PSDB) e o professor da Universidade de Brasília (UnB) padre José Carlos Brandi Aleixo (que será o palestrante desta sexta-feira, 24). Além dos familiares, amigos e colaboradores do palestrante homenageado. Em nome do presidente, o vereador Milanez Neto (PTB) saudou o homenageado destacando sua trajetória pessoal e profissional.
O novo cidadão pessoense agradeceu ao vereador Marcos Vinícius pela homenagem e fez uma explanação de sua trajetória de vida desde as primeiras experiências na cidade de Areia (PB), sua terra natal, até as paragens da Capital Federal.
O Coral Antônio Leite de Figueiredo da CMJP, sob a regência da maestrina Socorro Estrela e do preparador vocal Paulo Brasil, o Paulão, apresentou os Hinos Nacional e Oficial de João Pessoa e a canção 'Sublime Torrão.
Assista à solenidade e à palestra na íntegra aqui.
Breve histórico
Moaci Alves Carneiro é professor Doutor pela Universidade de Paris, com especialização na Universidade de Nova York/USA, na Universidade de Alabama/USA e no Instituto para a América Latina/Unesco - Paris/França. Possui formação acadêmica avançada em: Educação e Desenvolvimento; Financiamento da Educação; Organização da Educação Brasileira; Legislação do Ensino; Direito Educacional e Planejamento da Educação.
Radicado há décadas em Brasília (DF), Moaci Carneiro é autor de vários livros, entre eles ‘A Escola Sem Paredes’ (Escrituras, 2012), ‘Os Projetos Juvenis na Escola de Ensino Médio’ (Vozes, 2002), ‘O Nó do Ensino Médio’ (Vozes, 2012) e ‘LDB Fácil’ (Vozes, 1998), esta uma obra de referência em todo o país quando se trata de legislação da educação.
Os 70 anos da CMJP
Nomes como o do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT); do senador e ex-governador de Minas Gerais Antônio Anastasia (PSDB); do ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, Wagner de Campos Rosário; do conselheiro Henrique Ávila, integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e da contadora Maria Clara Bugarim, entre outros, já integram o ciclo ‘Câmara Aberta: diálogos da democracia’, iniciado no dia 29 de setembro, com a presença do vice-prefeito de Recife (PE), Luciano Siqueira (PCdoB).