Profissional do basquete recebe duas honrarias na Câmara de JP

por Haryson Alves — publicado 22/03/2016 21h00, última modificação 09/07/2019 13h19
Adriano Lucena de Araújo recebeu o Título de Cidadão Pessoense e a Comenda Talento Esportivo

O atleta e professor de basquete Adriano Lucena de Araújo recebeu o Título de Cidadão Pessoense e a Comenda Talento Esportivo na tarde desta quarta-feira (23). A solenidade, proposta pelo autor das homenagens, vereador Marco Antônio (PHS), ocorreu na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), e foi secretariada pelo vereador Raoni Mendes (DEM).

Às lágrimas, Adriano comentou que seus pais foram exemplo em sua vida e os agradeceu por lhe apresentarem o esporte. “Eles me deram tudo de melhor e mais importante, como a formação de caráter, honestidade e respeito ao próximo. Estes são bens que ninguém pode me tirar e são minha grande herança”, comentou o homenageado.

Acredito que cada vez que consigo convencer um atleta a investir em si, vejo que o esporte pode ser agente transformador da sociedade. Temos que entender as diferenças e sermos atores de mudança através de nossas atitudes”, afirmou Adriano, ao falar sobre a importância que o esporte tem em sua vida.

Ex-atletas falam de experiências com o treinador

Na ocasião, Marco Antônio relembrou as diversas fases da vida do homenageado, o currículo farto do profissional e sua contribuição para o esporte como técnico. “Adriano é uma personalidade que mexe com seus alunos. Ele transforma hábitos e remove vidas para uma outra direção, pois seguir no caminho do esporte está além de caminhar na saúde e na qualidade de vida”, ressaltou.

Raoni Mendes recordou os ensinamentos aprendidos no tempo de atleta nos campeonatos esportivos e disse que são aprendizados que os alunos de Adriano levam pra vida toda. “São lições valiosíssimas aprendidas com Adriano. De ter perseverança, de adquirir disciplina. Ele fez muito e tenho certeza que vai realizar muito mais, contribuindo para o desenvolvimento dos cidadãos”, salientou o democrata.

Por sua vez, a ex-atleta e técnica de futebol Raíssa Bandeira revelou que enxerga em Adriano características de grandes líderes. “Ele consegue observar as potencialidades dos outros, sabendo aproveitar cada um da melhor forma”, evidenciou Raíssa.

Carreira de conquistas

Adriano é natural do Rio de Janeiro (RJ) e chegou a João Pessoa ainda criança. Formado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), iniciou sua trajetória de conquistas como técnico em 1995, sendo campeão masculino dos Jogos Escolares Mirins da Paraíba. De 1998 a 2014, venceu torneios e campeonatos locais em várias categorias, tanto no masculino, como no feminino. Após isso, teve seu trabalho reconhecido e foi chamado para comandar as Seleções Paraibanas de Base nas categorias masculina e feminina, nas quais obteve também uma história de sucesso.

No biênio 1995-1996, foi convidado para trabalhar como auxiliar técnico da Oral Roberts University, na cidade de Tulsa, em Oklahoma (EUA). Isso aconteceu durante a temporada americana universitária de basquetebol da NACC, uma espécie de primeira divisão do esporte. Após isso, muitas foram suas passagens pela seleção Brasileira como auxiliar técnico.