Projeto pede ordenamento em travessias e cruzamentos ferroviários de JP

por Haryson Alves — publicado 02/03/2016 21h00, última modificação 08/07/2019 17h03
Raíssa Lacerda (PSD) pediu a instalação de 11 itens nesses trechos e quer fomentar uma cultura de prevenção aos acidentes

A vereadora Raíssa Lacerda (PSD) apresentou um Projeto de Lei (PL) que pede a instalação de cancelas nas passagens de nível dos trens urbanos da Capital. Em seu pronunciamento, na sessão ordinária desta quinta-feira (3), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), ela destacou que pedestres e condutores devem redobrar a atenção nesses cruzamentos, a fim de que de que se estabeleça uma cultura de prevenção aos acidentes.

Com a aprovação do PL, as travessias e cruzamentos com vias férreas devem contemplar, obrigatoriamente, 11 itens. São eles: cancelas com placas e sinais luminosos em ambos os sentidos da via; cancelas automáticas; linha de retenção; faixa contínua; retângulo de advertência (cruz de Santo André); indutor de redução de velocidade; tachão (olho de gato); avisos contendo a inscrição: “Para, Trem”; sonorizador; poste com placas e sinais luminosos; e placas indicativas de velocidade máxima de 40 km/h.

“A iniciativa vai evitar colisões entre veículos e trens nesses trechos e favorecer uma cultura de prevenção aos acidentes entre condutores e pedestres que transitam por essas vias. Eu me solidarizo com as pessoas que foram vítimas do acidente em Várzea Nova, Santa Rita, na última segunda-feira (29)”, comentou Raíssa Lacerda.