Projeto prevê a realização de uma campanha permanente de arborização na Capital

por Clarisse Oliveira — publicado 23/01/2018 22h00, última modificação 02/07/2019 16h25
Matéria de Bruno Farias (PPS) quer incentivar a plantação de mudas de árvores em ruas, praças e jardins de João Pessoa

A urbanização está produzindo cada vez mais prédios e blocos de concretos pelas cidades, que potencializam o calor quando combinado com os asfaltos das ruas. Para amenizar esses problemas e trazer mais uma dezena de benefícios não só para a natureza, mas para os moradores da Capital, tramita na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP) um Projeto de Lei que institui a Campanha Permanente de Incentivo à Arborização de ruas, praças e jardins no Município.

Para conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar as áreas verdes e incentivar a população a plantar mudas de árvores na Capital, a campanha, a ser desenvolvida pelo Executivo Municipal, terá palestras, seminários, cursos, distribuição de panfletos e uso de meios de comunicação local.

De acordo com o projeto, o Poder Executivo pode firmar parcerias com empresas públicas e privadas como forma de subsídio da campanha, além de elaborar uma programação para plantio de mudas de árvores em parques, praças e logradouros públicos. A iniciativa ainda prevê a participação de escolas, associações, empresas e da população em geral.

Segundo o autor do projeto, vereador Bruno Farias (PPS), há inúmeros benefícios que a arborização urbana pode trazer para as cidades. “A arborização é essencial a qualquer planejamento urbano e tem funções importantíssimas como: propiciar sombra, purificar o ar, atrair aves, diminuir a poluição sonora, constituir fator estético e paisagístico, diminuir o impacto das chuvas, contribuir para o balanço hídrico, valorizar a qualidade de vida local, assim como valorizar economicamente as propriedades ao entorno e ainda atuar fator educacional”, elencou.

Bruno Farias destacou também a preservação de espécies de fauna e flora da região. “As árvores e áreas verdes urbanas tornam-se espaços territoriais importantíssimos em termos preservacionistas, o que aumenta ainda mais sua importância para a coletividade”, concluiu.

Ainda de acordo com a matéria, o Executivo Municipal poderá colocar a disposição mudas de árvores e plantas ornamentais aos interessados. A mudas devem ser cedidas gratuitamente, limitando a quantidade por pessoa. O projeto já teve parecer favorável das comissões de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) e Políticas Públicas (CPP) e espera a apreciação dos parlamentares em Plenário.