Projeto quer tornar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores
Os jovens pessoenses em situação de vulnerabilidade social poderão contar com mais um mecanismo de fomento à sua vida profissional. O Programa Juventude Empreendedora, de autoria do vereador Tibério Limeira (PSB), recebeu o parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) na reunião realizada ontem (24). Essa foi pauta do pronunciamento do parlamentar, na tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), na manhã desta terça-feira (25).
“Pretendemos possibilitar que a nossa juventude seja protagonista de sua própria história, integrados como tomadores de decisões. É necessário agir com velocidade criando mecanismo de empoderamento e protagonismo juvenil. Os jovens estão entre as camadas mais vulneráveis de nossa sociedade, então precisamos atendê-los, incentivando o empreendedorismo entre nossa juventude”, defendeu Tibério Limeira.
De acordo com o parlamentar, o documento pretende facilitar a burocracia e estabelecer faixas de desconto tributário para jovens que vivem sob condições de vulnerabilidade e querem se tornar empreendedores na cidade. Ainda segundo a matéria, os jovens precisam estar inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), sistema que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, para que possam ter acesso aos programas Sociais do Governo Federal.
Tibério Limeira lembrou que, de acordo com diversos mapas de vulnerabilidade ou de violência disponibilizados por institutos oficiais, os jovens sempre figuram como protagonistas dessas situações, principalmente os negros e pardos, os mais atingidos pela violência urbana dos grandes centros. Para ele, é preciso amplas ações para se consolidar políticas públicas de fomento a vida profissional dessa faixa etária da população.
Em apartes, os vereadores Marcos Henriques (PT) e Thiago Lucena (PMN) destacaram a importância da matéria para garantir mais canal de inclusão social dos jovens no setor produtivo da sociedade. “Também vamos criar um instrumento para o empreendedorismos de nossa cidade: a Sala do Empreendedor, que pretende desburocratizar a criação de novas pequenas empresas na cidade. Vamos lutar para termos mais empreendedores em nossa cidade, empreendedora por natureza”, falou Thiago Lucena.