Propositura sugere atividades de prevenção das doenças renais

por Pedro Júnior (Assessoria do vereador) / Edição: Secom CMJP — publicado 17/07/2016 21h00, última modificação 15/07/2019 17h23
Ações propostas por Zezinho Botafogo (PSB) devem ocorrer na segunda semana de março, em comemoração ao Dia Mundial do Rim

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou um Projeto de Lei (PL) do vereador Zezinho Botafogo (PSB) que estabelece a Semana Municipal de Prevenção das Doenças Renais na Capital. A ação deve ocorrer anualmente, na segunda semana do mês de março, e institui a promoção do conhecimento social sobre as doenças renais, suas formas de prevenção e tratamento. A iniciativa também prevê o desenvolvimento de ações educativas por parte de segmentos sociais e instituições públicas.

O parlamentar explicou que diversas doenças, como diabetes, pressão alta, além das autoimunes, quando não tratadas adequadamente, podem trazer sérias lesões aos rins e comprometer o seu funcionamento em graus variados.

“Em casos de comprometimento da função renal, as chances de obtenção de transplante são pequenas e, em vários casos, os pacientes são submetidos à hemodiálise. Portanto, o conhecimento de todos os indivíduos sobre as características e o funcionamento dos rins é essencial para que sejam adotados mecanismos preventivos dessas moléstias”, argumentou Zezinho Botafogo.

O vereador justificou na sua propositura que, métodos preventivos devem ser difundidos nos meios sociais, sendo um ótimo instrumento para a proteção da saúde individual e coletiva, bem como para a melhoria da gestão financeira do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Zezinho Botafogo, a instituição de datas comemorativas e de conscientização social é um instrumento hábil para atingir os objetivos de propostas dessa natureza. “A criação de uma semana destinada especificamente para a discussão de determinado tema, com a participação da sociedade e do poder público, pode ser extremamente benéfica para a proteção da saúde de todos”, disse o vereador.

Zezinho ainda explicou que, no caso das doenças renais, a segunda semana do mês de março seria o período muito proveitoso para cuidar desse importante tema. Isso porque o Dia Mundial do Rim, comemorado em 10 de março, geralmente é celebrado nessa semana. “Portanto, essa data já tem um significado mundial e pode ser aproveitada pelo município de João Pessoa para otimizar as ações que serão desenvolvidas na Semana, objeto do presente Projeto”, conclui Zezinho Botafogo.