'Quarta-Feira de Fogo' tem Muriçocas do Miramar e Bloco Borrachudos

por Clarisse Oliveira — publicado 06/02/2018 22h00, última modificação 02/07/2019 10h54
Animação vai agitar a Avenida Epitácio Pessoa com diversas atrações para o folião pessoense

Abram alas que elas vão voar. O maior bloco de prévia carnavalesca do Brasil ganha a Avenida Epitácio Pessoa nesta quarta-feira (7). O Bloco Muriçocas do Miramar este ano completa 32 anos homenageando Antônio Barros e Cecéu e a TV da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) entrevistou o presidente e compositor do hino do bloco, Luís Flávio Maroja, conhecido como Mestre Fuba.

Fuba explicou que o bloco surgiu quando, cansado de ter que viajar até Pernambuco para curtir o Carnaval, ele e um grupo de amigos resolveram criar a própria festa. Hoje, o Muriçocas do Miramar pode ser considerado o maior bloco de arrasto de pré-Carnaval do Brasil, reunindo cerda de 400 mil pessoas na Avenida Epitácio Pessoa.

“O mais importante das Muriçocas é a celebração da alegria. Ele é um bloco que tem uma harmonia com a cidade. Aliás, não considero mais nem um bloco, e, sim, um movimento cultura, por que a gente faz questão de fortalecer a cultura popular e os artistas locais”, reconheceu Fuba.

Este ano, o bloco homenageia Antônio Barros e Cecéu e leva para os foliões dez trios elétricos com diversas atrações, como Alceu Valença, Fuba e convidados, Os Gonzagas, Seu Pereira, Mafiota e Madu-carnavália. A concentração começa a partir das 19h na Praça das Muriçocas e às 21h30 o desfile começa em direção ao Busto de Tamandaré.

Bloco Os Borrachudos

O bloco inicialmente formado pela categoria bancária, hoje abrange também amigos e convidados para desfrutar de uma estrutura própria montada no estacionamento da lanchonete McDonald’s da Avenida Epitácio Pessoa. O fundador do bloco, e também vereador da CMJP, Marcos Henriques (PT), explicou como surgiu a agremiação que há 17 anos anima a 'Quarta-Feira de Fogo'.

“O bloco surgiu da necessidade de um local para que os bancários pudessem assistir ao bloco das Muriçocas, levar a família, com o tempo foi crescendo, e hoje reúne cerca de 1.500 pessoas, não só de bancários”, afirmou o vereador, ressaltando que Os Borrachudos este ano faz uma homenagem à Copa do Mundo e conta com a animação da Banda Bereguedê, a partir das 19h30.

Pira na Folia

Ainda nesta quarta-feira (7), o Bloco Pira na Folia anima o Bairro do Miramar. A agremiação surgiu em de 2007 por iniciativa de um grupo de amigos formado por estudantes, profissionais liberais, comerciantes e psicólogos. A concentração acontece ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima, a partir das 18h, com Orquestra de Frevo.