Quinta-feira (8) tem folia da praia à Zona Sul da Cidade

por Secom CMJP — publicado 08/02/2018 11h20, última modificação 02/07/2019 10h21
Saiba os blocos que reúnem centenas de foliões e antecedem as festas de momo nas ruas de João Pessoa

A folia continua nesta quinta-feira (8). São pelo menos quatro blocos que animam as ruas da cidade, da praia à Zona Sul da Capital. A TV da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) conversou com representantes de agremiações carnavalescas que vão desfilar nesta quinta-feira (8) sobre a história, tema, atrações e, claro, local data e horário dos blocos para que o folião não perca nada. Os programas vão ao ar a partir desta sexta-feira (2), pelo canal 39.1 (tevê aberta – sinal digital) e 23 (Net).

Canto do Tetéu

O Bloco Canto do Tetéu nasceu há 28 anos entre amigos do coral 'A força do canto', formado a partir do Encontro de Casais com Cristo (ECC), da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Foi o que explicou o presidente do bloco, Walter Luís. A animação começa a partir das 19h30, no Busto de Tamandaré, com Walter Luís e banda.

Bloco Cordão do Frevo Rasgado

Com mais de 20 anos de folia, o Bloco Cordão do Frevo Rasgado já se tornou referência no Bairro de Manaíra. Segundo Liss Albuquerque, cantor, compositor e um dos fundadores da agremiação, o diferencial é ser um bloco familiar, proporcionando um Carnaval mais tranquilo para os foliões.

Este ano, a agremiação homenageia a atriz piauiense radicada na Paraíba Rosa Carlo. A animação começa a partir das 21h na praça por traz do MAG Shopping com Lis Albuquerque, a Orquestra de Frevo Paraíso Tropical e as participações de Dadá Venceslau e Gracinha Telles.

Bloco da Saudade

No Bloco da Saudade, os foliões terão a oportunidade de cantar e dançar resgatando da memória a tradição do frevos e marchinhas antigas de Carnaval. “Nasceu na Família Gama, nos Funcionários. Chilon e sua irmã, Zélia, fundaram o Bloco da Saudade pra resgatar as festas de antigamente, como povo fantasiado, caracterizando saudade daquele tempo antigo”, contou um dos representantes do bloco, Júlio Rufus.

“Também teremos ciranda e a presença de grupos da melhor idade”, complementou. A concentração será na Praça Nossa Senhora da Paz, Castelo Branco II, nesta quinta-feira (8), às 19h. O homenageado deste ano é o jornalista Raimundo Nonato Batista.

Viúvas do Bela Vista

As viúvas do Bela Vista este ano comemoram a maioridade no pré-Carnaval de João Pessoa. São 18 anos de folia reunindo cerca de 5 mil pessoas nas ruas do Bela Vista, Cristo e Rangel. A presidente da agremiação, Célia Frade, explicou que a novidade deste ano é que a camiseta do bloco pode ser adquirida por um quilo de alimento não perecível.

“Vamos fazer a distribuição desses alimentos arrecadados nas comunidades mais carentes”, destacou. A folia começa a partir das 19h, no Bela Vista, com a banda Os Estourados e apresentação de Orquestra de Frevo.

Bloco Galo do Treze de Maio

Inspirado no famoso Galo da Madrugada do Carnaval de Pernambuco, o Bloco Galo do Treze de Maio há 19 anos faz do bairro o berço do frevo nos festejos pré-carnavalescos da Capital paraibana. De acordo com o presidente do bloco, Sérgio Lucena, a agremiação atrai cerca de 5 mil pessoas tocando frevo e trabalhando com atividades sociais durante o ano.

“O bloco tem uma interação muito forte com a comunidade, temos projetos durante todo o ano fora o Carnaval. Nós escolhemos manter o ritmo do frevo, esse ritmo contagiante. E juntando tudo isso, o frevo, a vontade de mudar o bairro com atividades sociais educativas e de prevenção para as crianças e adolescentes, o bloco se enraizou de tal forma que foi possível mantê-lo por 19 anos”, explicou Sérgio. O frevo do Galo Treze de Maio toma conta da Praça Assis Chateaubriand, a partir das 18h, com a Orquestra AZDD e Mestre Timba.