Rádio Câmara homenageia Cátia de França com especial neste sábado (13)

por Claudia Carvalho publicado 12/02/2021 13h25, última modificação 12/02/2021 14h02
Colaboradores: Foto: Acervo pessoal
Reprise do "Conversa com Cantoria" será às 16 horas deste sábado nos 88,7 MHZ da Rádio Câmara FM

Cátia de França , cujo nome de batismo é Catarina Maria de França Carneiro, nasceu em João Pessoa, em 13 de fevereiro de 1947, e neste sábado(13), em homenagem aos 74 anos da cantora, compositora, multi-instrumentista e escritora pessoense, considerada uma lenda viva da música paraibana, a Rádio Câmara de João Pessoa (88,7 FM), resolveu reapresentar na íntegra, às 16 horas, a primeira audição do programa ‘Conversa com Cantoria”, idealizado à época pela apresentadora Edileide Vilaça. A ação marca o início de um outro projeto: o Música de João Pessoa que entrará no ar com formato diferenciado com o objetivo de valorizar a produção musical da capital paraibana.

"Muitas vezes as pessoas escutam as músicas, gostam delas, mas não sabem que o artista tem sua origem na cidade. João Pessoa é rica em cultura, em qualidade musical. Queremos aproximar o cidadão dos artistas locais, tenham eles repercussão nacional ou apenas local. Esse também é um papel do poder público, o de reforçar o sentimento de pertencimento. Esta é a nossa cidade e estes são nossos artistas", comentou o diretor de Comunicação da Câmara de João Pessoa, Suetoni Souto Maior sobre o novo produto da emissora.

Valorização da cultura - Em 2020, em virtude da pandemia, a Rádio da Câmara de João Pessoa (88.7 FM) se apoderou dos recursos de convergência de seus meios e, através de lives no Instagram, transmitiu para o rádio o projeto semanal “Conversa Com Cantoria”. A primeira experiência foi ao ar no dia 22 de abril, com a primeira aparição on-line em tempo real da cantora e compositora paraibana Cátia de França. Na ocasião, a artista conversou com a jornalista Edileide Vilaça sobre histórias da sua carreira e interagiu com os internautas.

A live pode ser acompanhada no perfil oficial da cantora no Instagram (@catiadefracaoficial) e na página inicial da CMJP (@camaramunicipaljp), pela transmissão da Rádio Câmara de João Pessoa.

No período que foi decretada a pandemia tivemos que recorrer às lives para dar continuidade à produção de conteúdo à distância para a Rádio Câmara de João Pessoa. Foi através da convergência que nos mantivemos perto do público e ao mesmo tempo dos artistas da Paraíba. Para a Rádio Câmara, um espaço aberto à música da Paraíba, e para mim foi um privilégio transmitir a primeira live de Cátia de França, um ícone da nossa cultura”, lembrou Edileide Vilaça.

Sobre Cátia de França

Cátia de França é uma cantora e compositora paraibana que traz em sua obra fortes influências e inspiração na literatura brasileira, fazendo referências a obras de João Cabral de Melo Neto, José Lins do Rego, Graciliano Ramos e Guimarães Rosa.

Ao longo de quase cinco décadas de trabalho, gravou seis álbuns com participações de Lulu Santos, Chico César, Xangai, Clementina de Jesus, Sivuca, Zé Ramalho, Elba Ramalho e Dominguinhos. Atualmente divulga seu mais recente trabalho, “Hóspede da Natureza”, lançado em 2016.