Rádio Câmara homenageia Pinto do Acordeon com programa especial

por Secom CMJP — publicado 24/07/2020 12h30, última modificação 24/07/2020 12h55
Colaboradores: Arte: Matheus Andrade
Grandes sucessos e entrevistas com cantor e compositor serão transmitidos a partir das 15h na 88.7 FM

A Rádio da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) vai homenagear Pinto do Acordeon com um programa especial, nesta sexta-feira (24), às 15h (88.7 FM). A edição vai contar com 2h de transmissão de grandes sucessos do cantor e compositor paraibano que morreu na madrugada desta terça-feira (21), vítima de câncer.

Além das músicas que fizeram sucesso Brasil afora, o ouvinte vai conferir trechos de entrevistas de Pinto do Acordeon concedidas à TV Câmara e ao jornalista Osvaldo Travassos nas quais ele conta histórias e curiosidades sobre sua vida artística.

Além de cantor e compositor, Francisco Ferreira de Lima, conhecido como Pinto do Acordeon, foi vereador de João Pessoa entre os anos de 1993 e 1996. Natural de Conceição, foi na música que o paraibano teve reconhecimento nacional trabalhando ao lado de Luiz Gonzaga e compondo canções para Elba Ramalho, Genival Lacerda, Dominguinhos, Fagner, Os 3 do Nordeste e Trio Nordestino.

Em 2008, foi para o Festival de Montreux, Suíça, no qual se apresentou junto com outros artistas brasileiros, entre os quais Gilberto Gil, Elba Ramalho, Milton Nascimento, Chico César, Flávio José, Aleijadinho de Pombal, e Trio Tamanduá.

Em 2019, as Obras de Pinto do Acordeon se tornam Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba. No mesmo ano, ele recebeu o título de ‘Mestre das Artes Canhoto da Paraíba’ e teve seu nome registrado no ‘Livro Mestres das Artes’, honraria estadual que leva o nome do músico Francisco Soares de Araújo, o Canhoto da Paraíba, em reconhecimento aos artistas que contribuem por mais de 20 anos com as atividades culturais do Estado.

O artista já tinha uma homenagem da Casa aprovada, o Título de Cidadão Pessoense, de autoria do vereador Bruno Farias (Cidadania), previsto para ser entregue este ano. Além disso, a CMJP aprovou um Projeto de Lei (PL) do vereador Marcos Vinícius (PL) que institui no município o ano de 2021 como o “Ano Cultural Pinto do Acordeon”.

Conversa com Cantoria

Devido a transmissão da homenagem, o programa Conversa com Cantoria, apresentado pela jornalista Edileide Vilaça, foi cancelado, mas volta à programação normal na próxima sexta-feira (31).