Rádio Câmara: vereador destaca incentivo a empreendedorismo e tecnologia no "Ação Parlamentar"

por Clarisse Oliveira publicado 14/12/2021 12h55, última modificação 14/12/2021 13h00
Colaboradores: Foto: Olenildo Nascimento
Thiago Lucena (PRTB) falou sobre os avanços na área do empreendedorismo e tecnologia que a cidade conseguiu com ajuda de seu mandato parlamentar

O vereador Thiago Lucena (PRTB) fez uma prestação de contas de seu mandato, na manhã desta terça-feira (14), durante entrevista com a jornalista Edileide Vilaça para o programa Ação Parlamentar, da Rádio Câmara FM (88.7MHZ). O vereador falou sobre os avanços na área do empreendedorismo e tecnologia que a cidade conseguiu com ajuda de sua atuação.

O parlamentar, que foi autor do projeto que implantou o Polo de Tecnologia do Extremo Oriental, chamado de Extremotec na Capital, apresentou resultados da implantação do programa que, além de integrar a academia universitária, iniciativa privada e poder público, implantou ainda redução na alíquota de 5% para 2% do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para empresas de tecnologia sediadas na Capital.

Muita gente pensa apenas no incentivo fiscal como perda de receita, mas foi o contrário que aconteceu. De 2014 até 2017, o faturamento das empresas de tecnologia aqui era de R$ 476 milhões. De 2018, ano em que passou a valer o incentivo fiscal, até setembro deste ano, as empresas faturaram R$ 1,2 bilhões. Imagina a quantidade de vagas de emprego, empresas de fora que vieram se estabelecer aqui e das empresas que puderam crescer. É dinheiro que fica em João Pessoa. É isso que faz o empreendedorismo ser tão especial para mim”, confessou o parlamentar, acrescentando que, mesmo com o incentivo fiscal, a arrecadação do município passou de R$ 10 milhões para R$ 20,5 milhões até setembro deste ano.

O vereador destacou a satisfação em ver seus projetos e iniciativas ajudando de fato a população. “O custo do meu mandato foi pago pelo sucesso do Extremotec. Essa arrecadação, que mais do que dobrou, paga o mandato de quatro vereadores. Isso é de fato a devolução à sociedade do dinheiro que ele paga no IPTU, TCR, etc. Meu maior compromisso como homem público, que está sendo pago para isso, é devolver ao contribuinte o que ele está me dando em salário”, enfatizou.

Thiago Lucena defendeu a desburocratização na abertura de empresas na cidade. “Quanto mais cedo sai o alvará e as licenças, mais cedo o Município tributa”, destacou, acrescentando que existe em vigor lei de sua autoria que dispõe sobre regras para a constituição de ambiente regulatório experimental, chamado de SandBox regulatório, que desburocratiza a iniciação de projetos inovadores com licenças temporárias. “A ideia é que esses projetos inovadores, que possam trazer soluções para a cidade, tenham licenças temporárias de um ano, podendo ser prorrogadas por mais um ano, a fim de que possam colocar no mercado um produto ou serviço para validação do consumidor”, explicou.

Segundo o parlamentar, a medida ainda precisa ser regulamentada pela Prefeitura da Capital, mas já tem boa aceitação pelo Executivo Municipal. “A Prefeitura abraçou esse projeto, acatou nossa provocação e lançou esse programa para o Centro Histórico. O SandBox vai abrir João Pessoa para o Brasil e para o mundo”, garantiu Thiago Lucena.

João Pessoa é destaque em cervejaria artesanal

Thiago Lucena destacou outra lei de sua autoria que permitiu a instalação dentro de João Pessoa de micro cervejarias produtoras de cervejas artesanais e brewpubs, estabelecimentos onde a cerveja é produzida e consumida no mesmo local. Antigamente, as produtoras só poderiam ser instaladas no distrito industrial da cidade.

Um brewpub pôde abrir no bairro de Miramar só por causa dessa lei. Em menos de um ano de abertura, participaram de uma competição nacional em Santa Catarina e ganharam o prêmio de melhor brewpub do país”, informou o vereador que sugeriu ao Executivo Municipal a criação do Festival de cervejas Artesanais da Capital. “Um festival aqui tem um potencial incrível de fazer com que os turistas e os pessoenses venham provar as cervejas de João Pessoa, unindo a produção de local da bebida com turismo, empreendedorismo e cultura. Espero que a Prefeitura possa acolher isso”, declarou.

Thiago Lucena defende a implantação de práticas renováveis

O vereador destacou requerimento para a o cumprimento de lei de sua autoria a fim de viabilizar a implantação da política de práticas renováveis, com a instalação de equipamentos que permitam a captação das energias renováveis nas edificações de responsabilidade do Poder Executivo Municipal.

A ideia é que em novos prédios públicos sejam adotados procedimentos de energia renovável e reutilização de água. Na Secretaria de Meio Ambiente e no Gabinete do Prefeito já tem a reutilização de água. O Centro Administrativo é um oásis de telhas para implantação de placas solares”, ressaltou o parlamentar, acrescentando que a Prefeitura já deu sinal da realização de estudo para melhoria do sistema de iluminação com um projeto de otimização energética para posteriormente chegar à implantação de placas solares. “É a economia sustentável e ambiental acompanhando o que o mundo está pedindo. A Paraíba é um dos melhores lugares do país para o desenvolvimento de energia solar”, justificou.

O parlamentar ainda destacou o projeto ‘Jovem Aprendiz’, com ex-alunos de robótica através do qual empresas contrataram alunos com potencial para trabalhar, de acordo com a grande demanda de profissionais da área; além de divulgar a lei de sua autoria que dispõe sobre a instituição de ações de incentivo ao esporte, conhecido como ‘Adote um Atleta’; e sua atuação na Frente de Mobilidade da Casa.